Categorias
ALTO TIETÊ

Empresa de Itaquaquecetuba é autuada por despejar produtos em córrego, segundo Prefeitura



Uma empresa de Itaquaquecetuba foi autuada pela Prefeitura após a Guarda Ambiental receber uma denúncia anônima de ela estaria despejando produtos tóxicos no curso de um córrego. A ação aconteceu nesta segunda-feira (3), no bairro Jardim Tropical.



De acordo com a administração municipal, a empresa é uma lavanderia que estava despejando a água suja com os produtos tóxicos de tintura dos tecidos direto no afluente. Após constatação pela equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente, o proprietário foi multado em R$ 29.090. Já a diretora de fiscalização de Posturas, da Prefeitura, Vilsania Soares, o notificou.



Ainda segundo a Prefeitura, além desse valor, a empresa possui um prazo de 30 dias para regularizar a situação de degradação ao meio ambiente, ou seja, para a remoção dos canos ligados diretamente ao local ou providenciar uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), sob risco de ter suas atividades suspensas, bem como a perda do licenciamento ambiental da empresa.



De acordo com o secretário-adjunto do Meio Ambiente, Siclanei Castaldi, esta ação é muito importante, pois o córrego contaminado pode trazer problemas por todo o trajeto que ele naturalmente faz. “Essa poluição gera prejuízos enormes ao meio ambiente. Estamos aos poucos reconstruindo nossa cidade e não podemos deixar que isso aconteça”, disse Castaldi.



Já o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, explica que este crime ambiental foi descoberto com a ajuda da população que realizou a denúncia anônima. “Chegamos até esta ocorrência porque a população participou ativamente. A denúncia deve ser feita sempre que acontecer algo errado e não precisa de identificação, uma vez que mantemos sigilo para resguardar o denunciante”, afirmou Caldeira.

Segundo a administração municipal, para sanar possíveis dúvidas, os agentes envolvidos recolheram uma amostra da água com a coloração azul e outra com a parte que antecede o despejo da toxina. As duas serão encaminhadas para análise.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: