Categorias
ALTO TIETÊ

Em Suzano, ministra Damares lança programa de combate ao suicídio

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, esteve em Suzano na tarde da última segunda-feira (13) parta lançar o programa Acolha Vida, que busca combater casos de suicídio e automutilação entre crianças e jovens. O secretário chefe de Gabinete, Romildo Campelo, e a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, participaram do evento.


O projeto prevê o envolvimento de toda a comunidade em trabalhos preventivos e também o atendimento a jovens e famílias que foram vítimas dos problemas. Profissionais ligados à saúde mental atuarão na iniciativa, que também terá a participação dos Ministérios da Saúde, Educação e Cidadania.

Leia também:  Prefeitos do Alto Tietê se reúnem com Tarcísio em busca de recursos para conter impactos das chuvas

“O que faremos é a proteção à vida”, afirmou a ministra, que esteve na região a convite do deputado federal Marco Bertaiolli. “As crianças estão se machucando porque estão em profundo sofrimento. Elas não estão sabendo lidar com seus conflitos. Temos de lidar com isso, começar a abraçar estas crianças”, completou Damares, completando que as causas principais para as ocorrências são bullying são abuso sexual, uso de drogas e depressão.


As ações em Suzano fazem parte de um projeto-piloto, que deverão ser estendidas para outras cidades. Mogi das Cruzes é uma das cidades que pode receber a iniciativa.

Leia também:  Caminhão roubado é localizado em Suzano com auxílio de câmeras da central de monitoramento

“Este é um tema muito importante, que merece ser trabalhado e discutido com toda a sociedade. Mogi das Cruzes também tem interesse em receber este projeto”, afirmou o secretário Romildo Campelo.

A ministra destacou ainda que, atualmente, o suicídio é a segunda causa de mortes entre jovens no Brasil e que o país é o oitavo do mundo em número de casos. Os casos estão principalmente entre jovens entre 12 e 18 anos e o número de meninas vem crescendo. Para entender melhor estes números, lembrou Damares, agora é obrigatória a notificação de tentativa de suicídio e de automutilação, que deverá ser feita, inclusive, pelas escolas.

Leia também:  Prefeitura de Suzano abre concurso com 68 vagas e salários de até R$ 10,9 mil

“Estamos vivendo uma epidemia no mundo. Há especialistas que já dizem que estamos em uma pandemia. Temos de nos unir para salvar nossas crianças e jovens”, disse a ministra.

O lançamento do programa Acolha Vida aconteceu no Cineteatro Wilma Bentivegna e também contou com a participação do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, da prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto, e do deputado estadual Estevam Galvão, além de vereadores e representantes comunitários.

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *