Categorias
ALTO TIETÊ

Em Suzano, fiscais intensificam orientações em bancos, casas lotéricas e Correios



O Setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Suzano intensificou as ações de orientação às agências bancárias em razão do novo decreto publicado na última terça-feira (7), que determina cuidados específicos por parte deste segmento para o combate ao novo coronavírus (Covid-19). Nesta quarta-feira (8), os agentes municipais estiveram presentes em instituições financeiras da área central.



Segundo o diretor do Setor de Fiscalização de Posturas, Edson Tavares, ainda nesta semana o trabalho será feito nas casas lotéricas e locais de serviço postal. Nesta quarta-feira foram verificados funcionários devidamente identificados orientando os clientes nas filas, apesar das pessoas ainda estarem muito próximas umas das outras.



Conforme o decreto municipal n° 9.450/2020, publicado na última terça-feira, instituições financeiras, casas lotéricas e serviço postal deverão ter pelo menos um profissional qualificado para organizar as filas internas e externas, com a oferta, inclusive, de álcool em gel aos clientes.



Também deverão colocar à disposição máscaras e álcool em gel para todos os colaboradores com atendimento direto ao público e aos operadores de caixa; fazer controle de acesso para impedir aglomerações; demarcar no solo a distância de dois metros entre cada cliente que aguardar na fila; e promover constante higienização do local.



Além disso, os estabelecimentos, se possível, poderão colocar um profissional na entrada para aferir a temperatura corporal de seus clientes, orientando aqueles que apresentarem indicativos de serem portadores da enfermidade.

As determinações foram oficializadas por meio do decreto municipal n° 9.450/2020 e devem seguir até 22 de abril.

Mercados

No texto do novo decreto, há também mudanças para mercados, supermercados e hipermercados. A partir de agora, os espaços poderão voltar a funcionar aos domingos, até as 14h, atendendo ainda as mesmas orientações.

De acordo com o chefe do Executivo, as novas medidas adotadas no município estão em alinhamento com a Associação Comercial e Empresarial (ACE) e com a Câmara de Suzano. Ele afirma que a intenção é também resguardar os trabalhadores dos referidos estabelecimentos e pede a compreensão e a colaboração de todos.

Decreto permanece

Suzano segue em quarentena, conforme o decreto nº 9.432/2020, que prevê a suspensão de atividades e serviços privados não essenciais, a exemplo de academias, clubes, shopping centers, cinemas, teatros, restaurantes (exceto para entrega) e comércio em geral até 22 de abril (quarta-feira).

Podem continuar funcionando normalmente: hospitais, clínicas médicas, odontológicas e demais especialidades; pet shops e clínicas veterinárias; estacionamentos próximos a unidades de saúde; indústrias; empresas de segurança e de limpeza; agências bancárias (com restrição); casa de materiais de construção; transporte público; estabelecimentos de beneficiamento e processamento de produtos agropecuários; e comercialização de insumos agropecuários, medicamentos de uso veterinário, vacinas, suplementos, defensivos agrícolas, fertilizantes, sementes e mudas.

Os proprietários terão que realizar a higienização do ambiente e providenciar aos seus colaboradores itens para a prevenção contra a Covid-19, tal como luvas, álcool em gel e máscaras.

A Prefeitura de Suzano também já havia publicado outros decretos que dispõem sobre a suspensão de eventos e aulas na rede municipal de ensino, bem como apresentam medidas temporárias e emergenciais de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus no âmbito da administração pública direta e indireta.

Confira as últimas notícias sobre coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *