Categorias
CULTURA

Em série virtual, Banda Sinfônica de Mogi homenageia o frevo na Sala São Paulo



A 3ª edição da Série Virtual realizada pela Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes exibirá, na próxima quarta-feira (5), às 20h, o primeiro concerto realizado pela Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes na Sala São Paulo, que, assim como a Orquestra, também foi convidada a integrar a programação da série “Concertos Matinais” da Fundação Osesp.



Para essa apresentação, a banda preparou um concerto em homenagem ao frevo, ritmo musical e uma dança brasileira com origem no estado de Pernambuco. Sua música baseia-se na fusão de gêneros como marcha, maxixe, dobrado e polca, e sua dança foi influenciada pela capoeira.



O espetáculo, que será transmitido no canal de YouTube da orquestra, recebeu como convidados especiais o Maestro Spok, saxofonista e compositor que desde 2001 dirige a SpokFrevo Orquestra e que veio diretamente de Recife para o concerto, e o baterista Adelson da Silva.



A possibilidade de tocar com o é prova do alto nível do grupo. Sob a regência do maestro Lelis Gerson, o concerto apresentou um repertório com músicas brasileiras, além das peças compostas e adaptadas pelo músico convidado.



A série virtual faz parte das contrapartidas assumidas pela Orquestra por ter sido uma das premiadas no Edital 53/2020, publicado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa com recursos oriundos da Lei Emergencial à Cultura, mais conhecida como Lei Aldir Blanc.

A orquestra promete um material inédito para esta edição, que além de trechos do concerto nunca antes publicados, trará ainda o trabalho executado com as crianças do projeto musical “Pequenos Músicos, Primeiros Acordes na Escolas”, cuja continuidade ainda segue indefinida pela administração pública (entenda o caso).

A Banda Sinfônica que sobe ao palco da principal casa de concertos da América Latina é formada, em sua maioria, por ex-alunos e que hoje são monitores do projeto “Pequenos Músicos”, e que foram convidados para participar deste concerto após se destacarem em uma avaliação presencial realizada na preparação do espetáculo.

“Estamos confiantes de que o trabalho realizado pela Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes a frente de um dos maiores programas sinfônicos do Brasil, o projeto municipal ‘Pequenos Músicos’ terá sua continuidade. A Prefeitura está fazendo o possível e nós estamos prontos para iniciar assim que os termos de colaboração forem assinados”, afirma o Maestro Lelis Gerson.

O maestro ressaltou, ainda, que além da continuidade dos estudos de música, essas crianças e jovens passam a ter novas possibilidades em suas carreiras, seja na música ou em qualquer outra área que escolher, “já que a música tem o poder de transformar indivíduos”, afirma.

A Banda Sinfônica representa o sucesso conquistado ao longo dos 10 anos deste programa socioeducacional, o qual foi criado pela Secretaria Municipal de Educação e está sob o gerenciamento da Sinfônica de Mogi das Cruzes desde 2017.

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Compartilhe essa notícia: