Categorias
ALTO TIETÊ

Em outubro, indústrias do Alto Tietê fecharam 1.250 postos de trabalho, diz Ciesp



O nível de emprego na indústria do Alto Tietê terminou outubro com uma variação de -2,06%, o que representa o fechamento de aproximadamente 1.250 postos de trabalho, segundo pesquisa divulgada na última semana pelo CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).



O fraco desempenho do setor industrial em outubro não é uma particularidade do Alto Tietê. Das 36 regiões industriais paulistas, 21 registraram resultados negativos no último mês, o que puxou para baixo também a variação no nível de emprego do Estado de São Paulo (-0,14%).
O saldo acumulado no ano na região é de -2,91%, representando uma queda de aproximadamente 1.800 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de -4,45%, representando uma queda de aproximadamente 2.750 postos de trabalho.



“Os números não deixam dúvidas de que o setor industrial ainda não conseguiu engrenar uma recuperação consistente. O fraco desempenho de setores importantes na indústria regional tem impactado negativamente várias outras cadeias produtivas. É difícil de acreditar que os resultados desse ano sejam piores do que os de 2018”, lamentou o diretor do CIESP Alto Tietê, José Francisco Caseiro. “Só nos resta seguir tirando leite de pedra e confiantes de que 2020 será um ano melhor”, acrescentou.



Em outubro, o nível de emprego industrial no Alto Tietê foi influenciado pelas variações negativas de Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos (- 2,27%); Veículos Automotores e Autopeças (-0,88%); Máquinas e Equipamentos (-0,77%) e Celulose, Papel e Produtos de Papel (-0,60%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do indicador total da região.



A tabela abaixo mostra o comportamento setorial dos meses de outubro de 2018 e 2019 e os acumulados no ano e em 12 meses:

Reprodução: Ciesp

Quando comparados os meses de outubro dos anos de 2018 e 2019, temos um cenário pior, pois em outubro de 2018 o resultado foi positivo em 0,44%, com a criação de 300 postos de trabalho. O gráfico abaixo mostra os resultados comparativos da Diretoria Regional dos meses de outubro nos anos de 2006 a 2019.

Reprodução: Ciesp
Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *