Os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (24) em Mogi das Cruzes poderão utilizar os ônibus do sistema municipal de transporte coletivo gratuitamente para chegarem ao local da prova e voltarem para casa.
De acordo com a Prefeitura, o benefício será válido das 9h às 13h e das 18h às 20h deste domingo e o candidato deverá apresentar o comprovante de inscrição no exame impresso ou digital pelo celular.
A medida adotada pela administração municipal busca facilitar o deslocamento dos estudantes para fazer o exame, que é utilizado para seleção de candidatos a universidades públicas e privadas.
Na tarde de quinta-feira (21), a proposta encaminhada pelo prefeito Caio Cunha, por indicação da vereadora Malu Fernandes, foi discutida e aprovada pelo Conselho Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (CMTTMU) e pelo Comitê Gestor do Fundo Municipal de Mobilidade Urbana.
Além do benefício para os estudantes, o atendimento do sistema municipal de transporte coletivo também será reforçado, informou a Prefeitura. Os ônibus obedecerão à tabela horário utilizada aos sábados, da mesma forma como já foi adotado no último final de semana, quando ocorreram as primeiras provas do exame.
Trânsito
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informa que também organizou uma operação especial para o trânsito, com acompanhamento dos agentes municipais de trânsito nos 16 locais em que o Enem será realizado. Em cinco deles, haverá interdição nas ruas que dão acesso aos estabelecimentos de ensino.
As interdições acontecerão entre as 10 e as 19 horas nas proximidades da Universidade de Mogi das Cruzes (Centro Cívico) e das escolas estaduais Camilo Faustino de Mello (Socorro), Washington Luís (Centro), Pedro Malozze (Alto do Ipiranga) e Firmino Ladeira (Mogi Moderno). Para os candidatos que se deslocarão para a prova de carro, as alterações no trânsito estarão disponíveis em tempo real no aplicativo Waze.
A orientação da Secretaria Municipal de Transportes é para que os candidatos planejem antecipadamente o seu deslocamento para os locais de prova, seja pelo transporte individual ou pelo transporte coletivo. É importante ainda que os candidatos sigam para os locais de avaliação com antecedência, para evitar contratempos.