Nesta semana, o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes recebeu mais de 400 novos casos positivos de coronavírus (Covid-19), lançados pelo sistema oficial do Governo do Estado com informações de serviços e laboratórios que atenderam pacientes dentro ou fora do município, o que fez com que a cidade registrasse, no total, 843 novos casos nos últimos cinco dias, a maior média desde o início da pandemia.
Dos novos casos computados em Mogi das Cruzes desde segunda-feira (10), 406 são referentes a registros represados desde o mês de abril. Deste total, 8 casos foram registrados em abril; 21 em maio; 68 em junho; 169 em julho e 45 em agosto. Há, ainda, mais 95 casos positivos de pacientes mogianos sem registro de data de coleta.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, embora as notificações tenham elevado consideravelmente o número de casos em um único dia, os lançamentos também demonstram que os mogianos estão testando mais, o que é importante para o controle da pandemia.
A equipe do Departamento de Vigilância em Saúde informou que faz periodicamente uma varredura em todos os canais oficiais de notificações de mogianos que buscaram atendimento ou testagem para o novo coronavírus em diferentes serviços de saúde da cidade e também de outros municípios. “Nestas buscas, é comum a identificação de novos casos e até mesmo de óbitos”, afirma a pasta.
Mogi das Cruzes já registrou 28.967 casos suspeitos de Covid-19, dos quais 5.550 foram confirmados positivos, 21.823 foram descartados (testes negativos ou sem necessidade de coleta) e 1.594 aguardam resultados de exames. Até o momento, 278 pacientes foram a óbito.