Acontece, no próximo domingo (2), o primeiro turno das Eleições 2022, quando mais de 156 milhões devem ir às urnas para eleger presidente, governadores, senadores e deputados (federais e estaduais).
Para não ter problema na hora de votar, o ideal é se informar com antecedência sobre a ordem de votação e preparar uma ‘colinha’ em papel, já que, desta vez, não será permitido levar o celular até a urna.
A votação começará às 8h em todo o país, obedecendo o horário de Brasília. Em todos os estados, o período para votação será de nove horas. Após o encerramento da votação, ou seja, às 17h (horário de Brasília), começam a ser apurados e divulgados os resultados.
As opções na urna serão mostradas na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual (ou distrital, no caso do DF), senador, governador e presidente da República. O eleitor deverá digitar o número e conferir o nome e a fotografia da candidata ou do candidato, e aguardar 1 segundo antes de confirmar o voto.
Na cabine de votação não será permitido o uso de aparelho celular, fotográfico, de filmagem ou de qualquer outro tipo que viole o sigilo do voto. O eleitor deverá deixar o equipamento com o mesário antes de votar.
Modelo de ‘colinha’ para votar nas Eleições 2022
Não deixe de ler
- e-Título: prazo para emitir o título de eleitor virtual termina no sábado; veja como fazer
- Eleições 2022: como votar e consultar os candidatos a presidente, governador, senador e deputado
- Eleições 2022 acontecem no próximo domingo; veja como consultar o local de votação