Categorias
BRASIL

Eleições 2022: prazo para tirar ou regularizar título de eleitor termina nesta quarta



Os brasileiros que precisam tirar ou regularizar o título de eleitor têm somente até esta quarta-feira (4) para realizar os procedimentos. Este é o prazo final para que a Justiça Federal possa concluir o cadastro de todo o eleitorado apto a votar em outubro, quando serão realizadas as Eleições 2022.



O mesmo prazo vale para os cidadãos que precisam transferir o domicílio eleitoral, mudar o município onde vota, ou incluir o nome social no título de eleitor (pessoas transexuais e travestis). Esta data também será válida para idosos e pessoas com mobilidade reduzida que precisam solicitar a transferência do local de votação para uma seção acessível.



Com o aumento no número de pessoas buscando a regularização dos títulos, a Justiça Eleitoral ampliou o horário de funcionamento de cartórios eleitorais de vários estados. Além disso, todos os procedimentos relativos ao título de eleitor, incluindo a emissão do documento pela primeira vez, podem ser realizados inteiramente online, sem a necessidade de sair de casa, por meio do Atendimento Online ao eleitor.



Através do serviço online é possível também pagar multas eleitorais atrasadas e solicitar a revisão de dados no caso de título cancelados. As multas e cancelamento ocorrem quando o eleitor não comparece à votação nem justifica a ausência por três eleições consecutivas, apesar de se enquadrar nos critérios de obrigatoriedade do voto.



Os cidadãos que tiveram o título cancelado por ter faltado à revisão do eleitorado e à coleta de biometria em seu estado não precisam se preocupar e poderão votar normalmente em outubro, uma vez que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu os efeitos do cancelamento devido à continuidade da pandemia de covid-19.

Para verificar e resolver pendências relativas ao título, o eleitor deverá ter em mãos documentos como cadastro de pessoa física. Em alguns casos é necessário tirar fotos de rosto e de documentos, entre eles RG e comprovante de residência, para solicitar determinados procedimentos. Todas as informações estão disponíveis no portal da Justiça Eleitoral

*com informações da Agência Brasil

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: