O astronauta e ex-ministro Marcos Pontes, candidato a senador de São Paulo nas Eleições 2022 pelo PL (Partido Liberal), partido do atual presidente Bolsonaro, foi eleito no estado com mais de 3 milhões de votos válidos.
O candidato Márcio França (PSB), aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que aparecia como favorito nas pesquisas, ficou em segundo lugar.
Com 93,69% das urnas apuradas, o astronauta aparece com 49,91% dos votos válidos. França, que já foi governador paulista, está com 35,97%, seguido pela deputada estadual Edson Aparecido (MDB), com 7,69% dos votos válidos, e Janaina Paschoal (PRTB), com 2,10%.
Marcos Pontes nasceu em Bauru, tem 59 anos de idade, é engenheiro, astronauta e tenente-coronel reformado da Força Aérea. Foi o único brasileiro enviado ao espaço, em março de 2006, e chefiou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (2019-2022) no governo Bolsonaro.
O primeiro suplente de Pontes é o vereador de Campinas Professor Alberto (PL). Já a segunda suplente é a empresária Sirlange Manga (PL), mulher do prefeito de Sorocaba.