Categorias
BRASIL

Eleições 2022: Ciro apoia Lula no 2° turno; Garcia declara apoio a Bolsonaro e Tarcísio


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

Com o fim do primeiro turno das Eleições 2022, os candidatos que já deixaram a disputa começam a declarar apoio a outros candidatos que se enfrentarão no segundo turno, marcado para 30 de outubro.


Nesta terça-feira (4), o ex-candidato a presidente, Ciro Gomes (PDT), anunciou que seguirá a decisão do partido – uma hora antes, o PDT havia declarado apoio a Lula (PT), em decisão unânime do diretório nacional da sigla.


“Lamento que a democracia brasileira tenha afunilado a tal ponto que reste para o brasileiro duas opções, a meu ver, insatisfatórias. Ao contrário da campanha violenta da qual fui vítima, nunca me ausentei ou me ausentarei da luta pelo Brasil. Sempre me posicionei e me posicionarei na defesa do país contra projetos de poder que levaram o país a essa situação grave e ameaçadora.”


Ciro afirmou que “frente às circunstâncias”, o apoio ao candidato petista foi a “última saída”. Ainda segundo ele, o apoio não será feito em troca de nenhum cargo em um eventual governo de Lula. “Quero estar livre ao lado da sociedade, em especial da juventude, lutando por transformações profundas, como as que propusemos durante a campanha”, disse o ex-candidato do PDT em um vídeo divulgado nas redes sociais.


Ciro Gomes foi o quarto candidato mais votado no primeiro turno das Eleições 2022, com 3,04% dos votos válidos, ficando atrás de Simone Tebet (MDB), com 4,2%; Jair Bolsonaro (PL), com 43,2%; e Lula, com 48,4%. Lula e Bolsonaro irão disputar o segundo turno da eleição presidencial.

Rodrigo Garcia

Também nesta terça, o candidato derrotado do PSDB à reeleição ao Governo de SP, Rodrigo Garcia, anunciou apoio a Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno da eleição presidencial.

Garcia disse, ainda, estar apoiando o candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) no segundo turno da eleição para governador do estado de São Paulo, que também tem na disputa o candidato Fernando Haddad (PT).

“O PSDB Nacional está reunido neste momento declarando neutralidade, liberando, portanto, os estados. Eu, como candidato a governador do partido e, pessoalmente, como governador de São Paulo, declaro meu apoio incondicional ao presidente Bolsonaro e ao Tarcísio”,

O anúncio foi feitos na companhia de Bolsonaro em Tarcísio, em um encontro realizado no Aeroporto de Congonhas e transmitido por meio das redes sociais.

Garcia terminou o primeiro turno das Eleições 2022 em terceiro lugar, com 18,40% dos votos; atrás de Fernando Haddad, com 35,70%; e Tarcísio de Freitas, com 42,32%.

Compartilhe essa notícia:
Sair da versão mobile