A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento de Alimentação Escolar, iniciará nesta quinta-feira (17, uma pesquisa para a avaliação nutricional dos 47 mil alunos da rede municipal de ensino. As informações deverão ser enviadas pelos pais até 18 de julho, por meio do aplicativo Educa+Mogi.
“As crianças foram submetidas durante a pandemia a desafios na área cognitiva, social, física e também na questão alimentar e nutricional. Esta pesquisa trará um panorama de como estão os meninos e meninas de Mogi das Cruzes e quais medidas efetivamente podemos adotar para melhorar sua qualidade de vida”, disse o secretário de Educação, André Stábile.
Para responder a pesquisa, os pais ou responsáveis devem acessar o aplicativo e fazer o login com o RA e a senha. No espaço destinado à avaliação nutricional, devem ser informados o peso e a altura da criança, se ela pratica ou não atividade física e se possui patologia alimentar, como intolerância à lactose, diabetes, entre outras. Ao clicar no enviar as respostas serão salvas e um recado será enviado ao aluno.
De acordo com a administração municipal, os dados da pesquisa serão consolidados pela Divisão de Tecnologia de Informação e o Departamento de Alimentação Escolar (DAE), o que irá gerar indicadores dos aspectos nutricionais dos estudantes para que sejam elaborados campanhas e projetos de conscientização sobre a importância da alimentação saudável.
“É uma oportunidade para termos um perfil nutricional dos alunos, atendendo a exigência do Conselho Regional de Nutricionistas, para que possamos sempre adequar os cardápios e incentivar a alimentação saudável nas escolas”, disse a nutricionista do DAE, Bruna Mariana Braga Rego Poiana.