MOGI DAS CRUZES

EDP coloca caminhão elétrico em operação em Mogi das Cruzes e outras cidades

A eletrificação da frota e fomento à mobilidade elétrica no país seguem com um dos pilares da EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro. Com o objetivo de liderar a transição energética do setor, a empresa deu mais um passo por meio de uma parceria com a JAC Motors, e será a primeira do setor, no Brasil, a testar um caminhão elétrico em seus serviços.

O modelo iEV1200T está sendo utilizado na área de concessão da distribuidora da EDP em São Paulo, nas cidades de Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Guarulhos, durante o mês de setembro. A empresa afirmou que busca entender os resultados na operação e avaliar se as características do modelo são as mais adequadas às suas necessidades.

O caminhão iEV1200T é o primeiro 100% elétrico, abaixo de 8 toneladas de peso bruto total, disponível no mercado brasileiro. O modelo possui um custo total por quilômetro rodado até cinco vezes menor que seu equivalente a diesel. O caminhão elétrico atuará em operações de manutenção e serviços da distribuidora de energia.

Durante o período de testes, a EDP estima uma redução de 64% nos custos com o abastecimento do veículo, considerando um cenário mais conservador. Na manutenção, a economia pode chegar a 70%. Para o meio ambiente, os ganhos seriam ainda maiores pois, considerando uma média de 1 mil quilômetros rodados por mês, um veículo a combustão emite cerca de 2.800 quilos de CO2, enquanto o caminhão elétrico não gera emissões de dióxido de carbono para o meio ambiente. A companhia conta com uma frota de aproximadamente 150 caminhões.

“A EDP tem a intenção de ter sua frota 100% elétrica até 2030. Os veículos pesados são nossos maiores desafios e estamos tendo grande êxito ao ser pioneiros no uso do caminhão elétrico. O resultado dos testes pode nos permitir, em um horizonte de tempo mais rápido do que esperávamos, o início da implantação desses veículos em nossa frota”, afirma Nuno Pinto, head de Mobilidade Elétrica e Serviços ao Cliente da EDP Smart.

O novo caminhão elétrico tem torque imediato de 1200 Nm (Newton/metros), câmera 360 graus, luzes de LED diurnas e vem equipado com uma bateria de 97 kWh de capacidade. Para carregar o veículo, a EDP fará uso de sua rede de recarga nas sedes da companhia ou em vias públicas.

A linha oferece ainda uma tecnologia inteligente, o i-Pedal. Isso permite que, ao tirar o pé do acelerador, o motor elétrico se transforme em gerador e recarregue a bateria, podendo elevar a autonomia do veículo em até 20%. 

“A cessão pioneira do nosso caminhão elétrico à EDP enaltece a chegada desse produto ao Brasil, uma vez que estamos nos conectando a uma das maiores e mais respeitadas companhias de energia do mundo”, afirma Pedro Mendes, diretor de Vendas Corporativas da JAC Motors Estratégia em Mobilidade Elétrica.

Essa notícia foi atualizada em 30 de setembro de 2020 18:05

Compartilhar
Tudo sobre: EDP
Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP. Possui mais de 10 anos de experiência em jornalismo online