Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!
O e-Título é um aplicativo da Justiça Eleitoral que permite que o eleitor acesse, por meio de seu smartphone ou tablet, uma via digital do título e outras informações eleitorais.
O aplicativo é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, e foi lançado pelo TSE em dezembro de 2017. Ele permite aos usuários o acesso rápido e fácil às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral, apresentando dados como a zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais.
Através do e-Título, o eleitor poderá verificar os dados pessoais, a biometria cadastrada, número da zona e seção para voto, QR Code para leitura no dia da eleição, mapa indicando endereço do local de votação do eleitor, certidões de quitação eleitoral, justificativa online de ausência, ou locais em que é possível fazer a justificativa presencial, emissão de guia para quitar débitos eleitorais e o cadastro como mesário voluntário.
O aplicativo poderá ser utilizado, ainda, para justificar a ausência ao pleito no dia da eleição e também após as eleições, desde que o eleitor esteja fora do seu domicílio eleitoral ou possa comprovar, após o pleito, a impossibilidade do exercício do voto.
De acordo com o TSE, em 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno, o download do aplicativo será suspenso e liberado somente um dia após o pleito. Em caso de segundo turno, será possível baixar o app até 29 de outubro.
O Tribunal Superior Eleitoral informou que, até o momento, mais de 27 milhões de pessoas já baixaram o título de eleitor virtual.
Como baixar o e-Título
- Acesse a loja de aplicativos do seu celular ou tablet e busque por ‘e-Título‘;
- Selecione a opção ‘Instalar’;
- Abra o aplicativo e faça o login
- O eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico terá também que apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital