A Prefeitura de Mogi das Cruzes entregou, na manhã de segunda-feira (21), duas novas creches no distrito de Jundiapeba: o CEIM Professora Leila de Queiroz Beneforti e o CEIM Vereador José Marcos Gonçalves.
As unidades estão localizadas na Rua Benedito Rodrigues de Souza, em Nova Jundiapeba e, segundo a administração municipal, atenderão, ao todo, 400 alunos em período integral. O investimento foi de R$ 4.861.654,66.
Os prédios seguem o modelo sustentável com capacidade para 200 alunos em período integral. São 10 soluções sustentáveis, como placas fotovoltaicas com um sistema sustentável de energia solar e o reuso de águas pluviais. As novas unidades possuem sete salas, dois berçários, além de áreas pedagógica, administrativa, serviços e de convívio.
Nos últimos anos, a rede municipal de ensino passou de 45 mil alunos em 2016 e deverá ultrapassar 49 mil alunos no próximo ano, com mais de 26 mil atendidos em período integral.
“Jundiapeba recebeu grandes investimentos nas áreas de saúde, esporte e educação. Esta é a quinta creche que entregamos no distrito e inauguramos também um Cempre. A Mogi de hoje é uma cidade melhor em do que encontramos há quatro anos”, disse o prefeito Marcus Melo, que compareceu à inauguração das unidades.
Também estiveram presentes o vice-prefeito Juliano Abe, o secretário de Obras, Marcos Antônio Gomes da Cruz e o vereador José Francimário Vieira de Macedo, o Farofa.
Patronos
A primeira creche entregue nesta segunda-feira (21) homenageou a professora mogiana Leila de Queiroz Beneforti. Leila estudou Magistério, graduou-se em Pedagogia e fez pós-graduação em Gestão Escolar. Ingressou na rede municipal de ensino como professora em 1988 e assumiu o cargo de diretora em 1992. Trabalhou nos bairros de Quatinga, Jardim Aeroporto II, Jundiapeba e Vila Brasileira. Aposentou-se em 2013. Faleceu em 28 de maio de 2017. Estiveram presentes seu esposo Newton Beneforti, seu filho Gustavo de Queiroz Beneforti, seus dois irmãos e sogra.
A segunda unidade recebeu o nome do vereador José Marcos Gonçalves. Nascido em Minas Gerais, chegou na cidade em 1945 com seus pais e quatro irmãos. Casou-se com Paulina Valiengo em 1952 e teve dois filhos José Marcos e Lilian e quatro netos. Atuou no ramo de alfaiataria em Mogi e trabalhou em São Paulo. Atuou na Câmara Municipal por 29 anos, onde foi presidente da Câmara por quatro anos. Destacou-se como Presidente da Comissão Pró-Construção da Mogi-Bertioga. Faleceu aos 80 anos, no dia 18/11/2011. Estiveram presentes seus dois filhos, Lilian e José Marcos e a neta Vivien e seu esposo.