Categorias
MOGI DAS CRUZES

Duas instituições para idosos são autuadas pela Vigilância Sanitária de Mogi



O Departamento de Vigilância em Saúde de Mogi das Cruzes interditou, esta semana, duas Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). De acordo com a administração municipal, ambas não estavam oferecendo condições necessárias para a segurança e saúde dos idosos.



Sem revelar os nomes das entidades, a Prefeitura afirmou que uma fica no Alto Ipiranga. Segundo as informações, o estabelecimento particular estava com a documentação irregular e não atendia às exigências técnicas como classificação dos idosos e a presença de profissionais necessários para os cuidados.  



A administração municipal afirmou que os responsáveis têm até domingo (14) para cumprir a determinação e encaminhar os 13 abrigados às suas famílias.



Ainda segundo a Prefeitura, a instituição havia solicitado vacina contra a Covid-19, no entanto, diante das irregularidades e da ausência de um responsável técnico, as famílias foram orientadas a providenciar as imunizações nos postos de saúde, de acordo com as faixas etárias liberadas pelo Governo do Estado. Os idosos acamados podem ser atendidos na vacinação domiciliar solicitando o cadastro pelo telefone 4798-6768.



Uma outra instituição particular, localizada no centro de Mogi das Cruzes, também foi parcialmente interditada pela Vigilância. De acordo com a administração municipal, na primeira vistoria, as autoridades sanitárias solicitaram adequações para atendimento seguro aos idosos mas, em nova visita, constataram que as mudanças necessárias não foram realizadas. 

A entidade atende seis idosos e, até que sejam efetuadas as melhorias, não poderá receber novos pacientes, informou a Prefeitura, acrescentando que, como conta com responsável técnico, as vacinas contra a Covid-19 foram liberadas aos idosos. 

Vacinação

Desde o final de janeiro, quando Mogi recebeu o primeiro lote de vacina contra o novo coronavírus, Instituições de Longa Permanência para Idosos, públicas e privadas, estão recebendo a vacina para imunização de seus pacientes e funcionários nos próprios locais. Os idosos abrigados fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra o a Covid-19 em todo o país. 

Segundo a Prefeitura, no total, são 15 estabelecimentos que atendem 224 idosos e contam com 318 colaboradores. “Todos já receberam a primeira dose, com exceção dos idosos que se encontram com alguma enfermidade. Neste caso, a dose é aplicada após a melhora”, informou a administração municipal.

No último sábado (6), o município iniciou a vacinação dos idosos da população em geral, começando com os de mais idade. De acordo com a Prefeitura, em uma semana, a vacina contra a Covid-19 já foi aplicada em 2.149 idosos com 85 anos ou mais.

A dose continuará disponível de segunda a sexta-feira nos postos de saúde, das 8 às 16h30, enquanto houver estoque.

Novas inclusões serão informadas de acordo com orientações e liberações do Governo do Estado, informou a administração municipal.

Clique aqui e confira as últimas notícias sobre a vacinação em Mogi das Cruzes e região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: