Categorias
BRASIL

Dívidas com a Receita Federal já podem ser quitadas sem multas e juros; veja como



Na última sexta (5) teve início o programa de autorregularização da Receita Federal que possibilita quitar dívidas com o órgão com desconto de 100% das multas e dos juros.



Criado pela Lei 14.740, sancionada em novembro de 2023, o programa permite que os contribuintes admitam a existência de débitos, paguem somente o valor principal e desistam de eventuais ações na Justiça em troca do perdão dos juros e das multas de mora e de ofício e da não realização de autuações fiscais.



O contribuinte pagará 50% do débito como entrada e parcelará o restante em 48 meses. Quem não aderir à autorregularização pagará multa de mora de 20% do valor da dívida. 



Segundo a regulamentação da Receita Federal, publicada em instrução normativa no dia 29 de dezembro, terá a renegociação cancelada quem deixar de pagar três parcelas consecutivas ou seis alternadas. Caso o devedor deixe de pagar uma parcela, estando pagas as demais, também será excluído da autorregularização.



Quais dívidas podem ser renegociadas?

Podem ser autorregularizados somente débitos com a Receita Federal . O programa não abrange a dívida ativa da União, quando a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional passa a cobrar o débito na Justiça.

A regulamentação do programa determina que é permitida a inclusão, na renegociação, de tributos não constituídos (não confessados pelo devedor) até 30 de novembro de 2023, mesmo nos casos em que o Fisco tenha iniciado procedimento de fiscalização. Também podem ser incluídos tributos constituídos (confessados pelo devedor) entre 30 de novembro de 2023 e 1º de abril de 2024. Dívidas do Simples Nacional, regime especial para micro e pequenas empresas, não estão incluídas no programa.

Como participar do programa?

Pessoas físicas e empresas podem aderir ao programa da autorregularização incentivada de tributos fazendo um pedido até 1º de abril, por meio do portal do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal. 

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: