Categorias
MOGI DAS CRUZES

Diocese de Mogi das Cruzes deixa retomada de missas a critério das paróquias



Com o avanço do Alto Tietê para a fase 2 (laranja) do Plano São Paulo, que permite o funcionamento de diversas atividades após o período de quarentena mais rígida, a região poderá, também, retomar a realização de missas e cultos, que estavam suspensas desde 23 de março, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).



De acordo com regras estabelecidas pelo Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), as igrejas estão liberadas a abrir novamente, desde que não ultrapassem 30% da capacidade máxima de público e adotem medidas para garantir o distanciamento entre as pessoas.



Após o aval, a Diocese de Mogi das Cruzes emitiu um comunicado oficial para informar que, diante do cenário, deixará a cargo das próprias paróquias a definição sobre a retomada das missas. “O Exmo. Bispo Diocesano julgou por bem não editar, para o momento, nenhum decreto estabelecendo normas ou diretrizes. A sua recomendação é que Pároco, a seu juízo, com prudência e cautela, atento à e necessidades dos fiéis de sua Paróquia, acatando o que determinam as autoridades municipais e estaduais e seguindo os protocolos de segurança e higiene recomendados pelas autoridades sanitárias, decida quando e como organizar o modo de participação presencial dos fiéis em sua Paróquia”.



Ainda segundo o comunicado, assinado pelo vigário geral da Diocese de Mogi das Cruzes, Antônio Robson Gonçalves, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) editou um subsídio com orientações para a celebração dos sacramentos neste momento de retorno das atividades. Ele pode ser acessado no site da CNBB.



Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e Região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: