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A expectativa da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) é de que, este ano, as vendas do Dia dos Pais cresçam entre 10% e 12% em comparação ao mesmo período de 2022.
Celebrado no segundo domingo de agosto, em 2023 o Dia dos Pais será comemorado no dia 13. A data costuma movimentar os setores de vestuário, acessórios, calçados, perfumaria e eletroeletrônicos.
Para a presidente da ACMC, Fádua Sleiman, alguns dos principais obstáculos para o comércio são os juros altos e a pesada carga tributária, que impacta nos preços dos presentes mais tradicionais da época.
“Pagamos mais de R$ 22 de impostos em um creme de barbear que custa R$ 40, se o sistema tributário fosse mais justo, conseguiríamos vender mais, gerar mais empregos e movimentar ainda mais a economia. Esperamos que a Reforma Tributária corrija essas distorções”, disse ela.
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostra que 34,67% do valor de uma camisa são apenas impostos. Os relógios carregam 56,14% de tributos, enquanto os perfumes importados 78,99%.
De acordo com a presidente da ACMC, a parceria com outras empresas é uma forma de se destacar. “Uma estratégia é oferecer vales de descontos ou voucher para bares e restaurantes parceiros a partir de um valor de compras, além de ser um plus para o seu comércio é uma maneira de fortalecer o setor. O sistema de cashback, uma ação que tem ganhado força, também é uma ferramenta para fazer com que o consumidor volte para sua loja”, disse Fádua.
“Um atendimento personalizado é um diferencial na hora da venda, ter uma equipe preparada e que antecipe as necessidades do seu público, é uma forma de fidelizar os clientes. Uma dica é planejar ações especiais para a data, além de oferecer embalagens e cartões temáticos”, finalizou.
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