Categorias
BRASIL

Detran SP: veja novos prazos do calendário do licenciamento 2022



O Detran SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) divulgou um novo calendário de licenciamento para 2022. Como de costume, o cronograma foi baseado no final das placas dos veículos, no entanto, desta vez, ele vai começar somente em julho.



Desta forma, donos de veículos com placas terminadas em 1 e 2 deverão regularizar a documentação até 31 de julho de 2022. O calendário vai até dezembro, exceto no caso de caminhões e tratores, cujo cronograma vai de outubro a dezembro.



O pagamento poderá ser feito de maneira totalmente online, por meio de internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal). Basta possuir o número do Renavam do carro.



Após o pagamento, o documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ no portal do Poupatempo e no aplicativo Poupatempo Digital. Além dos canais digitais do Poupatempo, os portais Detran SP e Senatran, e dos aplicativos Detran SP e Carteira Digital de Trânsito (CDT) também podem ser utilizados para baixar e imprimir o documento.



Em 2022, o valor da taxa para licenciar veículos usados é de R$ 144,86, independentemente do calendário de vencimento. E, assim como em 2021, não haverá cobrança de taxa do seguro DPVAT em 2022, conforme decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Calendário de Licenciamento do Estado de São Paulo para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque

  • Julho: final da placa 1 e 2
  • Agosto: final da placa 3 e 4
  • Setembro: final da placa 5 e 6
  • Outubro: final da placa 7 e 8
  • Novembro: final da placa 9
  • Dezembro: final da placa 0

Calendário de Licenciamento no Estado de São Paulo para veículos registrados como caminhão ou caminhão-trator

  • Outubro: final da placa 1, 2, 3 e 4
  • Novembro: final da placa 5, 6 e 7
  • Dezembro: final da placa 8, 9 e 0

Se o licenciamento não for feito até o último dia útil do mês referente ao número final da placa, haverá incidência de multa e juros. Para realizar o processo, todos os débitos do veículo devem estar quitados.

A falta de licenciamento é infração gravíssima e pode acarretar em uma série de problemas para o condutor, como remoção do veículo ao pátio, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: