BRASIL

Detran SP: calendário do licenciamento 2022 começa em julho; veja datas

Em 2022, o calendário do licenciamento de veículos vai começar somente em julho, conforme divulgado pelo Detran SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo). Como de costume, o cronograma vai evoluir conforme o número final da placa do carro.

Proprietários de veículos com placas terminadas em 1 e 2, por exemplo, terão que regularizar a documentação até 31 de julho de 2022. O calendário vai até dezembro, exceto no caso de caminhões e tratores, cujo cronograma vai de outubro a dezembro. Confira abaixo todas as datas.

Calendário de licenciamento para carros

  • Julho: final da placa 1 e 2
  • Agosto: final da placa 3 e 4
  • Setembro: final da placa 5 e 6
  • Outubro: final da placa 7 e 8
  • Novembro: final da placa 9
  • Dezembro: final da placa 0

Calendário de licenciamento para caminhões

  • Outubro: final da placa 1, 2, 3 e 4
  • Novembro: final da placa 5, 6 e 7
  • Dezembro: final da placa 8, 9 e 0

Valor do licenciamento

Em 2022, o valor da taxa para licenciar veículos usados é de R$ 144,86, independentemente do calendário de vencimento. E, assim como em 2021, não haverá cobrança de taxa do seguro DPVAT em 2022, conforme decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Como pagar o licenciamento

O pagamento poderá ser feito de maneira totalmente online, por meio de internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal). Basta possuir o número do Renavam do carro.

Após o pagamento, o documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ no portal do Poupatempo e no aplicativo Poupatempo Digital. Além dos canais digitais do Poupatempo, os portais Detran SP e Senatran, e dos aplicativos Detran SP e Carteira Digital de Trânsito (CDT) também podem ser utilizados para baixar e imprimir o documento.

Se o licenciamento não for feito até o último dia útil do mês referente ao número final da placa, haverá incidência de multa e juros. Para realizar o processo, todos os débitos do veículo devem estar quitados.

O que acontece se não fizer o licenciamento?

A falta de licenciamento é infração gravíssima e pode acarretar em uma série de problemas para o condutor, como remoção do veículo ao pátio, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Essa notícia foi atualizada em 8 de março de 2022 17:47

Compartilhar
Tudo sobre: Detran/SPIPVA
Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP