Categorias
MOGI DAS CRUZES

Desde outubro, 48 pessoas em situação de rua testaram positivo para Covid-19 em Mogi



A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mogi das Cruzes, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, vem desenvolvendo um trabalho de enfrentamento à pandemia da Covid-19 entre pessoas em situação de rua. O serviço, chamado de consultório itinerante, consiste na atuação de uma equipe composta por médico e enfermeiros, que presta atendimento em saúde a esse público, passando orientações sobre enfermidades diversas e também fazendo testes para a Covid-19.



De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, entre outubro do ano passado, quando foi implantado, até agora, já foram 688 testes do novo coronavírus realizados e 48 casos confirmados. Até o momento, não há registro de óbito por Covid-19 entre as pessoas em situação de rua na cidade.



A todos que recebem o resultado positivo, é oferecido o isolamento em uma das quatro unidades de acolhimento convencionais que existem na cidade, informou a administração municipal, acrescentando que, em todas elas, foram separados quartos para isolamento, destinados à quarentena dos positivados.



Assim como todo serviço prestado pelo município a pessoas em situação de rua, este não tem caráter coercitivo e/ou compulsório. Desta forma, a adesão aos serviços ofertados deve ocorrer de forma espontânea por parte das pessoas que se encontram em situação de rua.



O teste para a Covid-19 também é realizado em todos que aceitam o acolhimento institucional, a partir de um primeiro atendimento no Centro POP. A medida, segundo a Prefeitura, tem por objetivo conter as taxas de contaminação pelo vírus entre esse público.

Outro serviço que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social desde o início da pandemia é o chamado SAC (Serviço de Acolhimento Complementar). Além das quatro unidades convencionais de acolhimento existentes na cidade, há uma unidade provisória, que foi aberta já prevendo o aumento na demanda, em virtude da pandemia. A unidade tem capacidade para 50 pessoas, operava inicialmente na escola Dr. Deodato Wertheimer, no Mogilar, porém foi transferida para a rua Júlio Mobaid, na Vila São Francisco.

O horário das abordagens passou por recente ampliação – agora acontece das 8h às 20h diariamente e também que os agentes sociais estão distribuindo kits, contendo máscaras e álcool em gel, para as pessoas em situação de rua.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4796-3862 ou 4790-1244.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: