A Defesa Civil de Suzano realizou, no último sábado (26), o resgate de um macaco-prego em uma residência do Jardim Ikeda. As informações são da Prefeitura Municipal.
O animal silvestre foi identificado pelos moradores que, sem saber como lidar com a situação, acionaram as equipes do órgão por telefone. Os agentes foram ao local e efetuaram a captura do animal sem dificuldades, pois ele era dócil. A suspeita é de que tenha fugido de algum cativeiro na região e se refugiado na casa.
Mesmo aparentando estar saudável e sem ferimentos, os agentes transportaram o animal para um veterinário que realiza trabalhos junto à Polícia Ambiental, de forma a observar suas condições de saúde e prestar todo o suporte necessário.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Suzano, o animal permanecerá por alguns dias na clínica, enquanto os exames específicos são feitos e posteriormente será encaminhado para ficar sob a tutela de um órgão capacitado.
O diretor da Defesa Civil suzanense, Antonio Wenzler, explicou que, como o macaco aparenta ter sido domesticado há muito tempo, reintroduzi-lo na natureza não é mais viável, pois pode representar um risco para a sua própria segurança. Segundo ele, os profissionais do órgão são preparados para lidar com os mais diversos desafios, o que inclui casos como este, de animais silvestres perdidos ou que tenham invadido residências.
Para informar casos de maus-tratos ou abandono de animais, a orientação é procurar a Ouvidoria Geral do Município, por meio do site www.suzano.sp.gov.br, pelo aplicativo para celular Cidadão Online, pelo e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br ou pelo telefone 0800-774-2007. Para acionar a Defesa Civil suzanense, basta ligar para o número (11) 4748-5394.