Categorias
MOGI DAS CRUZES

Curso de Educadores Ambientais está com inscrições abertas em Mogi das Cruzes



A Prefeitura de Mogi das Cruzes está com as inscrições abertas para a segunda edição do Curso de Educadores Ambientais Locais, com o tema ‘Cidade’, que terá três turmas, cada uma com 50 vagas.



As inscrições para a segunda turma vão até o dia 26 de julho e as aulas serão ministradas entre 28 de julho e 29 de setembro, abrangendo os bairros Vila das Orquídeas, Vila Jundiaí, Vila Cintra, Conjunto do Bosque, Jardim Planalto, Jardim Aeroporto, Jardim Santos Dumont, Vila Paulista, Brás Cubas, Jardim Universo, Vila Brasileira, Parque Olímpico, Vila Municipal, Jardim Esperança, Jardim Santa Tereza, Jardim dos Amarais, Jardim Layr, Vila São Francisco, Vila Rubens, Vila Lavínia, Alto Ipiranga, Parque Santana, Mogi Moderno, Jardim Ivete, Vila São Sebastião, Nova Bertioga, Conjunto São Sebastião, Parque Morumbi e Vila da Prata.



Já a terceira turma será voltada para os moradores da Vila Suíssa, Cezar de Souza, Jardim São Pedro, Vila Nova Aparecida, Jardim das Bandeiras, Rio Acima, Conjunto Jefferson da Silva, Granja Anita, Sabaúna, Botuquara e Botujuru. Neste caso, as inscrições pode ser realizadas até o dia 27 de outubro, com as aulas previstas entre os dias 3 de novembro e 8 de dezembro.



Primeira turma

As aulas da primeira turma, que já estão acontecendo, é voltada para os moradores da Vila Industrial, Mogilar, Nova Mogilar, Socorro, Centro Cívico, Centro, São João, Vila Natal, Vila Oliveira, Parque Monte Líbano, Jardim Camila, Vila Nova União, Toyama, Real Park, Caputera e Residencial Cocuera. Elas serão realizadas até o dia 11 de julho.



Na última segunda-feira (20), os participantes realizaram uma visita monitorada no Parque das Neblinas, administrado pelo Instituto Ecofuturo e localizado no distrito de Taiaçupeba.

Com 7 mil hectares, o parque desempenha importante papel na conservação da bacia do rio Itatinga e do maior contínuo de Mata Atlântica do País: o Parque Estadual da Serra do Mar e a Serra de Paranapiacaba. No local são desenvolvidas atividades de ecoturismo, educação ambiental, pesquisa científica, manejo e restauração florestal, e participação comunitária.

A educadora ambiental Carla Panzeri, que coordena o curso, destacou a importância da visita à reserva ambiental. “O foco da visita foi conhecer o sistema de saneamento, pois o Parque das Neblinas possui alguns processos muito interessantes, que dão tratamento e destinação correta aos resíduos. O grupo de participantes também percorreu uma trilha e teve contato com o rio Itatinga, recebendo informações sobre as espécies existentes no local. Foi uma experiência enriquecedora”, explicou.

Já no último dia 6, os alunos do curso fizeram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Semae de Mogi das Cruzes, no Socorro, onde conheceram o processo de produção de água, além da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, onde estão as represas que abastecem o sistema produtor de água que atende a região.

Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: