Categorias
MOGI DAS CRUZES

Cultura faz chamamentos para participação na 1ª Feira Literária de Mogi das Cruzes



A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está com três chamamentos abertos, para participação na primeira edição da Feira Literária de Mogi das Cruzes (FLIMC). São dois editais de seleção, sendo um para a Coletânea – Prêmio FLIMC de Poesia Estudantil, outro para a 1ª Coletânea FLIMC de Poesia, mais uma convocatória para artistas, grupos e coletivos que contribuam com a programação da feira a partir de espetáculos, shows e saraus. 



Os dois primeiros editais receberão inscrições até o dia 15 de setembro e os interessados devem ser inscrever por meio eletrônico, na aba editais do site da Secretaria de Cultura. No caso do Prêmio FLIMC de Poesia Estudantil, serão selecionadas poesias inéditas de autores e autoras mogianos, que sejam estudantes matriculados no ensino Fundamental ou Médio.



O tema da coletânea de poesia estudantil é “A mulher como protagonista na literatura brasileira ontem, hoje e sempre” e, após a seleção das poesias, ela será publicada pela Secretaria nos formatos e-book, livro impresso e/ou audiolivro. A solenidade de premiação e lançamento acontecerá em data, local e horário a serem definidos. 



No caso do chamamento para participação na 1ª Coletânea FLIMC de Poesia, serão selecionados 50 poemas inéditos, com o mesmo tema – “A mulher como protagonista na literatura brasileira ontem, hoje e sempre”. Para esse edital, os participantes podem ter qualquer idade, porém é indispensável que eles estejam no Cadastro Municipal de Artistas e Profissionais de Arte, Cultura e Turismo, com 100% de preenchimento das informações obrigatórias. 



As poesias inscritas deverão ser inéditas, originais e não podem ter sido previamente publicadas ou premiadas em qualquer outro concurso. A seleção para os dois editais se dará em duas etapas (habilitação e seleção) e a previsão é que os resultados finais sejam publicados no dia 3 de outubro. 

Já a convocatória, também disponível para consulta e inscrição no site da Cultura, visa a contratação direta de artistas, grupos e coletivos de arte e cultura, que contribuam com as atividades e com a programação da FLIMC. Neste caso, as inscrições ficam abertas até o dia 28 de agosto.

Serão selecionados cinco projetos, sendo três saraus e dois espetáculos/shows e cada um receberá R$ 2 mil. As modalidades das ações culturais devem estar alinhadas à temática da FLIMC, portanto devem aludir a temas como a mulher na literatura, mulher preta, literatura e oralidade, literatura brasileira e/ou literatura e sociedade contemporânea. 

A seleção será feita por uma comissão, que levará em conta critérios como temática, originalidade, criatividade e uso da linguagem. A previsão é que os resultados finais sejam publicados no começo de setembro. 

A 1ª Feira Literária de Mogi das Cruzes será realizada de 18 de setembro a 3 de outubro.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: