A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano confirmou o início da vacinação contra a Covid-19 para adolescentes de 16 e 17 anos de idade, com comorbidades ou deficiências. O atendimento deverá ocorrer na próxima quinta-feira (19) de maneira descentralizada nos três polos de imunização. A nova atualização do cronograma ainda prevê a oferta da segunda dose de quarta (18) a sexta-feira (20).
O atendimento desta semana se inicia na quarta-feira, com foco na aplicação da segunda dose a todos os munícipes que ainda precisam completar a etapa até domingo (22). Neste dia, o acolhimento será exclusivo na Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), das 8h às 19h, com a oferta do sistema drive-thru até as 17h nas dependências do Parque Municipal Max Feffer, com acesso por meio da avenida Brasil.
Já na quinta-feira, acontece a vacinação dos adolescentes de 16 e 17 anos com comorbidades ou com deficiência permanente grave. O atendimento será descentralizado nos três polos, contando com equipes na Arena Suzano, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Gardênia Azul) e no Centro Cultural de Palmeiras (travessa Crispim Adélino Cardoso, nº 42- Vila Júlia).
O acolhimento será das 8h às 17h, com exceção da Arena Suzano, que terá horário ampliado no ginásio até as 19 horas e drive-thru até as 17 horas. Para receber a aplicação, o grupo deve apresentar laudo médico e/ou receita médica com resultados de exames recentes (original e cópia), além dos documentos de praxe para a primeira dose: RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e uma filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, é necessário. Também haverá aplicação de segunda dose.
Para participar da campanha, o munícipe deve estar dentro da faixa etária prevista e apresentar algum quadro de comorbidade. Neste grupo estão incluídas as pessoas com diabetes mellitus, hipertensão arterial, pneumopatias crônicas graves, doenças cardiovasculares, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença Falciforme e talassemia, obesidade mórbida (IMC > 40), cirrose hepática e outras comorbidades.
Já entre as deficiências permanentes graves estão incluídas aquelas que apresentam limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas, indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir ou enxergar, além de pessoas que tenham alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar ou ir à escola.
Por fim, na sexta-feira (20), o atendimento se torna exclusivo à segunda dose, de maneira descentralizada, contemplando o público nos três polos de imunização. O horário será o mesmo de quinta-feira, das 8h às 17h nos polos da região norte e em Palmeiras, e atendimento ampliado até as 19h na Arena Suzano, com drive-thru até as 17h. Para tomar a segunda dose basta apresentar documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa.