Categorias
MOGI DAS CRUZES

Covid-19: ocupação hospitalar em Mogi diminui mesmo após redução de leitos



A ocupação hospitalar de pacientes com Covid-19 continua em queda em Mogi das Cruzes, mesmo após a redução de leitos para tratamento da doença anunciada recentemente pela Prefeitura.



Dados atualizados pela administração municipal às 8h desta terça-feira (13) indicam que, no momento, a cidade tem ocupação de 47,2% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 54% dos leitos de enfermaria.



Na última terça-feira (7), Mogi das Cruzes ainda possuía 166 leitos de UTI e 240 de enfermaria, considerando as redes pública e particular. Hoje são 127 de UTI, sendo que 60 estão ocupados, e 215 de enfermaria, com 116 ocupados.



A própria Prefeitura vinha alertando a população para a possibilidade de haver aumento na taxa de ocupação por conta da redução no número de leitos, adotada pelos hospitais justamente devido à diminuição de internações por coronavírus e a necessidade de realizar outros tratamentos.



“Ao longo das últimas semanas, houve uma queda nos índices de ocupação que está permitindo a reorganização das estruturas hospitalares, visando a retomada de atendimentos a outras comorbidades”, explicou a secretária municipal de Saúde, Andréia Godoi.

Entre os hospitais que liberaram leitos de Covid-19 para tratar de outras enfermidades está o Luzia de Pinho Melo e o Mogi Mater. Segundo a Prefeitura, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes permanecerá exclusivo para tratamento de pacientes com coronavírus.

“Se houver necessidade de um novo alargamento, os equipamentos de saúde serão acionados e os leitos poderão ser reativados de acordo com a demanda”, acrescentou Andréia.

Na última semana, entre 5 e 11 de julho, foram registrados 688 novos casos confirmados de coronavírus em Mogi. No mesmo período, 61 óbitos por Covid-19 foram somados às estatísticas, no entanto, segundo a administração municipal, 36 deles estavam “represados”, ou seja, aconteceram em datas anteriores.

A redução de internações está atribuída ao avanço da vacinação na cidade. Até o momento, Mogi das Cruzes já aplicou 241.627 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 185.779 primeiras doses, 52.475 segundas doses e 3.373 doses únicas. Considerando estimativas populacionais do IBGE, o índice de cobertura entre pessoas com 70 anos ou mais está próximo de 100% com a primeira dose e de 95% com primeira e segundas doses, informou a Prefeitura.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: