Categorias
MOGI DAS CRUZES

Covid-19: Mogi diz que aguarda diretrizes para iniciar aplicação da 3ª dose da vacina

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que aguarda diretrizes oficiais do Governo de SP, além do envio de doses, para iniciar o processo de aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19.


Conforme anunciado pelo governo estadual, inicialmente, a dose extra será destinada para idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e imunossuprimidos (pacientes em tratamento oncológico, hemodiálise, transplantados e imunossuprimidos em uso contínuo de medicamentos. A terceira dose deve ser aplicada seis meses após a segunda.

O governador João Doria disse, em coletiva de imprensa realizada no último dia 25, que a nova dose começará a ser aplicada na população no dia 6 de setembro. Já o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, havia afirmado, no mesmo dia, que a aplicação da dose de reforço teria início na segunda quinzena do mês.


A decisão pela aplicação da terceira dose foi tomada de forma conjunta, em reunião da pasta com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass),o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (Cetai).


A extensão da campanha foi avalizada pelo Comitê Científico de São Paulo. O objetivo principal é garantir proteção adicional à população mais vulnerável a variantes mais contagiosas do coronavírus, como a delta. “Além de proteger a população adulta com a cobertura de segunda dose, é importante também aumentar a proteção dos grupos mais vulneráveis que têm maior chance de, eventualmente, ter um quadro mais grave, com uma dose adicional. Após seis meses, há evidência de uma possível queda de proteção e isso se aplica a todos os imunizantes”, afirmou Paulo Menezes, Coordenador do Comitê Científico.

De acordo com o Governo de SP, inicialmente, a medida deve atender 900 mil pessoas protegidas com a segunda aplicação de qualquer imunizante há pelo menos seis meses.

A Secretaria Estadual da Saúde afirmou que já preparou uma nova carteira de vacinação para os idosos que vão receber a terceira dose a partir de setembro. Não haverá necessidade de novo cadastro no Vacina Já para a dose adicional, bastando comparecer a qualquer posto de vacinação com o comprovante do esquema de imunização completo há seis meses.

O Ministério da Saúde determinou que a imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer ou, de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral Janssen ou AstraZeneca.

Compartilhe essa notícia: