A Prefeitura de Mogi das Cruzes recebeu nesta quinta-feira (2) a confirmação do primeiro caso da variante delta da Covid-19 no município. A paciente é uma mulher de 58 anos que está cumprindo isolamento domiciliar praticamente sem sintomas e sem qualquer outro contato.
Segundo a administração municipal, ela mora sozinha e não relatou qualquer viagem nas últimas semanas. O teste positivo para Covid-19 foi detectado numa bateria de exames pré-operatórios realizados em 24 de agosto para uma cirurgia eletiva a qual será submetida.
A análise é feita de forma aleatória pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Governo do Estado que, ao identificar novas variantes, informa o município de origem para o monitoramento.
O primeiro caso de Mogi das Cruzes foi identificado na sublinhagem Delta AY.4. De acordo com as orientações técnicas, os procedimentos e cuidados são os mesmos para outras variantes da Covid-19, ou seja, indica-se a testagem de eventuais comunicantes com sintomas, além da manutenção do uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos corretamente.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que segue com toda a rotina de monitoramento, orientação e acesso aos mogianos que precisam de tratamento ou internação. O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes permanece com atendimento exclusivo e um total de 176 leitos (100 enfermaria e 76 UTI) e ocupação média de 24%.
Quem tiver algum sintoma da Covid-19 ou contato com alguém infectado pode obter orientações pelo telefone 4798-7383.