Categorias
ALTO TIETÊ

Covid-19: em seis meses de imunização, Suzano vacinou 60,59% da população adulta



Em Suzano, a campanha de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) completou seis meses nesta terça-feira (20). A ação, que se iniciou em janeiro, já alcançou 133.511 pessoas. Segundo a administração municipal, o índice representa 60,59% da população adulta, estimada em 220.330 habitantes.



A previsão da Prefeitura de Suzano é que todo o grupo seja atendido com a primeira dose até o final do mês de agosto, conforme o repasse de lotes planejado pelo Governo de SP.



O atendimento começou oficialmente na noite de 20 de janeiro, uma quarta-feira de feriado em Suzano. O município celebrava o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, quando a enfermeira Geraldina Cristina Gabriel recebeu a primeira aplicação do imunizante.



Desde então, a campanha evoluiu atendendo os profissionais da Saúde; os acamados e residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs); os idosos; os profissionais da Educação, da Segurança e dos Transportes; as pessoas com comorbidades; as grávidas, puérperas e lactantes; a população em situação de rua; os trabalhadores da limpeza urbana; os bancários e os demais munícipes adultos, em ordem decrescente de idade.



De acordo com o chefe da pasta, Pedro Ishi, a vacinação contra a Covid-19 é um dos maiores desafios da história da Saúde Pública. Ele disse que nos últimos meses a cidade vive um período muito delicado, difícil para os servidores da Saúde e triste para a sociedade, mas também tem sido um momento de muito aprendizado.  Segundo ele, todos tiveram perdas irreparáveis e precisaram encontrar forças para seguir e continuar trabalhando pelo próximo, para salvar vidas.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi também cumprimentou o trabalho dos servidores e destacou a importância da parceria dentro da administração pública. Ele expressou a gratidão que sente por cada colaborador e completou dizendo que, finalmente, parece que todos encontraram uma luz de esperança.

Nesta terça-feira (20), a ação alcançou os suzanense maiores de 34 anos, garantindo a primeira aplicação para mais 2.284 pessoas nos três polos especiais de imunização, que também estão oferecendo a segunda dose a todos aqueles precisam completar a etapa de acordo com o aprazamento do imunizante.

Ainda nesta semana, a vacina chega para os públicos de 33 anos (quarta-feira, 21/07), 32 anos (quinta-feira, 22/07), 31 e 30 anos (sexta-feira, 23/07). O acolhimento estará disponível no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Gardênia Azul), na região norte, e na Escola Municipal (E.M) Odário Ferreira da Silva (rua Valdir Dicieri, 305 – Jardim Belém), no distrito de Palmeiras, ambos no horário convencional, das 8h às 17h.

Já o polo central, localizado na Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), terá horário estendido até as 19h. A unidade também oferta o sistema drive-thru até as 17h, no ambiente externo, com entrada pela avenida Brasil.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: