Categorias
ALTO TIETÊ

Covid-19: cerca de 30% dos profissionais de saúde da região já foram vacinados



Desde ontem (20), os municípios da região do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) vivem um dos momentos mais aguardados nos últimos meses em todo o país com o início da vacinação do primeiro grupo prioritário contra a Covid-19.



De acordo com balanço parcial do Condemat, cerca de 30% dos trabalhadores da saúde que atuam diretamente no atendimento de pacientes infectados ou com suspeitas já receberam a primeira dose da vacina. A expectativa é de que essa primeira etapa de imunização avance até a próxima quarta-feira (27).



As 28.754 doses destinadas aos 12 municípios do Condemat foram entregues entre o final da tarde de ontem e a manhã de hoje, com início da vacinação pelos municípios logo após a chegada do imunizante. Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos e Santa Branca imunizaram os primeiros profissionais na noite de quarta-feira. Hoje foi a vez de Biritiba Mirim, Guararema, Santa Isabel, Itaquaquecetuba, Poá e Arujá vacinarem. Em Salesópolis, que fez a retirada das doses no Grupo de Vigilância Epidemiológica no final da tarde de hoje, a vacinação terá início somente nesta sexta (22). Em alguns municípios a imunização seguirá no período da noite.



A coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Condemat, Adriana Martins falou sobre o início da vacinação na região.  “Desde o fim do ano passado os municípios se prepararam e se organizaram para este momento e conseguiram dar início à vacinação de forma ágil e segura. Este momento é muito esperado por todos nós e ficamos na expectativa de um novo lote de vacina dentro de algumas semanas para aplicação da segunda dose nesses trabalhadores e idosos que estão sendo imunizados”.



Segundo o consórcio intermunicipal, o quantitativo de doses recebido pelos municípios representa cerca de 40% da necessidade para imunização dos trabalhadores da saúde, sendo que também faz parte deste grupo inicial os idosos que vivem em asilos.

O Governo de SP afirmou que a segunda dose da vacina para esse público chegará a tempo de ser aplicada dentro dos 21 dias preconizados para a CoronaVac.

Confira as últimas notícias sobre o coronavírus em Mogi das Cruzes e região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: