Categorias
MOGI DAS CRUZES

Covid-19: avanço da vacinação derruba taxa de ocupação de leitos em Mogi das Cruzes



Com mais de 65 mil pessoas já tendo recebido a segunda ou única dose da vacina contra a Covid-19, a cidade de Mogi das Cruzes segue apresentando queda na taxa de ocupação de leitos destinados a pacientes com a doença. Dados da Prefeitura apontam que, atualmente, a ocupação é de 33,5% dos leitos de enfermaria e 48% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).



Para efeito de comparação, no início de março, quando atingiu a ocupação máxima dos leitos, a cidade chegou a possuir 181 pacientes internados em leitos de enfermaria e 136 em leitos de UTI. Hoje, pouco mais de três meses depois, são 49 pacientes em leitos de enfermaria e 39 em UTIs, de acordo com os dados disponibilizados pela administração municipal.



Por conta da queda no número de internações, alguns hospitais começaram a liberar leitos que estavam destinados ao tratamento de pessoas com Covid-19, como o Luzia de Pinho Melo e o Mogi Mater. Segundo a Prefeitura, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes permanecerá exclusivo para tratamento de pacientes com coronavírus.



A administração afirmou, ainda, que “se houver necessidade de um novo alargamento, os equipamentos de saúde serão acionados e os leitos poderão ser reativados de acordo com a demanda”.



Na última semana, entre 12 e 18 de julho, foram registrados 717 novos casos confirmados de coronavírus em Mogi. No mesmo período, 61 óbitos por Covid-19 foram somados às estatísticas, no entanto, segundo a Prefeitura, 17 deles estavam “represados”, ou seja, aconteceram em datas anteriores.

Com relação à vacinação, até o momento, Mogi das Cruzes já aplicou 263.497 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 198.044 primeiras doses, 55.538 segundas doses e 9.915 doses únicas.

Vale ressaltar que, apesar da queda nas taxas de ocupação hospitalar, seguem em vigor as medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus, como o distanciamento social, uso obrigatório de máscara e álcool gel.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP