Categorias
MOGI DAS CRUZES

Consulta pública sobre retorno das aulas presenciais em Mogi começa na segunda



A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes informou que a nova consulta pública sobre o retorno das aulas presenciais na cidade terá início na próxima segunda-feira (18).



De acordo com a Prefeitura, a pesquisa ficará aberta até o dia 21 de janeiro, em formulário online no Portal da Secretaria Municipal de Educação e também pelo aplicativo Educa + Mogi. “A opinião de todos é importante, mas principalmente dos pais e responsáveis pelos alunos da rede municipal de ensino”, afirmou, em nota, a administração municipal.



A consulta pública identificará não só a opinião da população sobre o retorno, mas também quais são as medidas consideradas essenciais para a garantia da segurança sanitária. Serão avaliadas, ainda, a determinação do Governo do Estado para o retorno das aulas, as condições efetivas de implementação do protocolo sanitário das escolas, a situação epidemiológica nos bairros e a vulnerabilidade da população por território. 



Este levantamento é uma das medidas definidas pelo Comitê Gestor de Retomada Gradativa das Atividades Econômicas para a retomada das aulas – lembrando que, este ano, a Secretaria de Educação passou a integrar o Comitê, junto com as Pastas de Assistência Social e Segurança. 



Segundo a Prefeitura, a pasta também está articulando a Brigada da Pandemia na Educação, que reunirá já na semana que vem membros de diferentes departamentos da Secretaria de Educação, representantes de escolas e de outras secretarias da administração municipal para que se tenha uma estrutura colegiada de decisão, reunindo informações de diferentes perspectivas.

Para a retomada, a secretaria informou que está atuando na revisão do conteúdo para este ano letivo, formação dos profissionais e na criação de um plano de acolhimento emocional.

Consulta anterior

Há seis meses, em julho do ano passado, Comitê Gestor de Retomada Gradativa das Atividades Econômicas da Prefeitura de Mogi das Cruzes, ainda sob o comando do ex-vice-prefeito, Juliano Abe, realizou uma pesquisa com os pais dos alunos da rede municipal para conhecer a opinião da população a respeito de uma possível retomada das aulas presenciais em escolas da cidade em 2020.

Segundo a Prefeitura, na ocasião, 27.044 pessoas participaram da consulta, que perguntou: “Você é favorável à retomada das aulas presenciais em Mogi das Cruzes ainda em 2020, caso haja a possibilidade?”. Ainda de acordo com a administração municipal, 89% (24.131) dos votos foram contrários e apenas 11% (2.913) foram a favor.

Rede estadual

Nas escolas estaduais, o retorno das aulas presenciais está previsto para 1º de fevereiro. Os detalhes da volta às aulas foram apresentados em coletiva de imprensa realizada ontem (13) pelo governo estadual.

Para este ano, foi autorizada pelo governo a abertura das escolas em todas as fases do Plano São Paulo, obedecendo aos critérios de segurança estabelecidos pelo Centro de Contingência do Coronavírus.

“A Educação é fundamental para todos nós que somos pais, temos filhos que há mais de 12 meses estão distante de suas aulas, do ensino, de seus professores e que precisam, com critério, com planejamento retomarem suas aulas”, disse Doria.

“Hoje, a ciência nos mostra que o espaço escolar é seguro desde que realizemos todos os protocolos corretamente. Como Governo do Estado, estamos seguindo a ciência e junto com as prefeituras, vamos avançar para priorizar cada vez mais a educação, abrindo nossas escolas para todos os estudantes”, acrescentou o Secretário da Educação, Rossieli Soares.

Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: