Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!
O Bolsa do Povo é uma iniciativa do Governo de SP criada com o objetivo de enfrentar as desigualdades sociais e promover a inclusão e o amparo de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Lançado em 2021, o programa visa garantir um auxílio financeiro para famílias paulistas que se encontram em condições de extrema pobreza, sem fontes de renda suficientes para cobrir suas necessidades básicas.
O principal objetivo do Bolsa do Povo SP é promover a dignidade humana e combater a pobreza no estado de São Paulo. O programa busca, assim, apoiar famílias que enfrentam dificuldades financeiras, proporcionando uma forma de sustentação para a aquisição de alimentos, vestuário, medicamentos e outros itens essenciais.
No auge de sua atividade, o Bolsa do Povo chegou a reunir mais de 20 benefícios. Com o tempo, entretanto, foi perdendo força e, atualmente, conta com somente quatro. Confira a seguir quais são eles.
Ação Jovem
Sob gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social, o Ação Jovem promove a inclusão social de jovens entre 15 e 24 anos de idade, de famílias cadastradas no CadÚnico com renda mensal familiar per capita de até meio salário-mínimo nacional. Clique aqui para saber mais.
Auxílio Moradia
Sob gestão da Secretaria de Habitação, o Auxílio Moradia é um subsídio concedido para apoiar as despesas com moradia, em caráter provisório, às famílias que tenham sido removidas de suas residências involuntariamente, em razão de chuvas e/ou inundações (desde que o município de residência tenha decretado estado de emergência e/ou calamidade) ou por ocasião de intervenções urbanas e/ou ambientais realizadas ou com a participação do Governo Estadual de São Paulo.
Bolsa Talento Esportivo
Sob gestão da Secretaria do Esportes, o Talento Esportivo oferece apoio financeiro a atletas em diversos níveis de idade, competição, treinamento e resultados. São 4 bolsas diferentes: estudantil, juniores, nacional e internacional.
Após inscrição, as solicitações do Bolsa Talento são avaliadas por uma Comissão de Análise designada pelo Secretário de Esportes.
Renda Cidadã
Sob gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social, o Renda Cidadã atende famílias que vivenciam processo de vulnerabilidade em decorrência do desemprego ou subemprego, envolvendo fatores como a ausência de qualificação profissional, o analfabetismo, a situação precária de saúde, a inexistência de moradia ou sua precariedade, a dependência química, entre outros problemas e dificuldades.