Categorias
CULTURA

Congada e Artesanato da Festa do Divino de Mogi ganham destaque em festival na capital



Duas manifestações culturais de Mogi das Cruzes ganharam destaque no Revelando SP, o maior festival de cultural tradicional de São Paulo. O artesanato da Festa do Divino e a Congada estão presentes no evento, que teve início na quarta-feira (20), no Parque da Água Branca, na capital paulista, e segue até domingo (24), das 10h às 20h, com entrada gratuita.



O festival contará com a presença da cultura popular de Mogi em todos os dias do evento, por meio da comercialização e exposição de artesanato com a temática do Divino Espírito Santo e pelas apresentações de congada.



Nesta sexta-feira (22), terá início a participação das congadas no festival, com a Congada Batalhão de Nossa Senhora Aparecida, às 11h30. No sábado (23), a Congada de São Benedito do Conjunto Santo Angelo se apresenta ao lado da Congada Divino Espírito Santo, às 17h30. Já no domingo (24), a apresentação será da Congada Santa Efigênia, também às 17h30, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes.



Os tradicionais desfiles de congada fazem parte do folclore brasileiro e reúnem elementos de tradições tribais da Angola e do Congo com referências religiosas. Representam a coroação de um rei, às vezes também da rainha, com passos e cantos acompanhados de música e lutas simbólicas de espadas.



Revelando SP

O Revelando SP é realizado desde 1997, pelo Governo do Estado de São Paulo. O maior festival de cultura tradicional e economia criativa paulista reúne culinária típica, artesanato e diversas manifestações culturais, como congada, folia de reis, catira, entre outras atrações de todo o Estado.

O Parque da Água Branca está localizado na avenida Francisco Matarazzo, 455, na Água Branca, em São Paulo.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagram e Telegram

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: