Categorias
BRASIL

Confira para quanto aumentou o valor do salário mínimo 2024



Este mês passou a valer o novo valor do salário mínimo 2024, após reajuste de 6,9% concedido pelo governo federal e anunciado no fim do ano passado.



O aumento cumpre uma promessa feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda em campanha presencial, quando ele afirmou que o piso nacional passaria a contar com reajustes acima da inflação, diferente do que vinha sendo realizado nos últimos anos, durante as gestões anteriores.



Segundo a Constituição Federal, o salário mínimo deve ser reajustado (no mínimo) pela inflação, para garantir o poder de compra da população.



O novo valor do salário mínimo, entretanto, inclui a inflação em 12 meses (até novembro) de 3,85% e mais três pontos percentuais (ganho real) relativos à expansão do PIB em 2022. As diretrizes foram do Grupo de Trabalho de Valorização do Salário Mínimo, criado em fevereiro pelo presidente.



Desta forma, o salário mínimo passou de R$ 1.320 em 2023 para R$ 1.412 em 2024, valor que está vigente atualmente.

Com o novo valor do salário mínimo em 2024, alguns benefícios sociais que são baseados no piso nacional também sofreram alterações. Entre os principais benefícios que terão mudanças após o reajuste estão a aposentadoria, o abono salarial PIS Pasep, o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e o seguro-desemprego. Clique aqui para conferir mais detalhes.

Para receber mais novidades sobre crédito e benefícios sociais, entre em nossos grupos no FacebookTelegram e WhatsApp

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia: