Categorias
MOGI DAS CRUZES

Confira os protocolos de funcionamento para a fase amarela em Mogi das Cruzes



Na última segunda-feira (30), o Governo de São Paulo anunciou a reclassificação de todo o Estado para a fase 3 (amarela) do Plano SP. Em Mogi das Cruzes, as novas medidas passam a vigorar a partir da próxima segunda (7).



Na fase amarela, o horário de funcionamento diário de todos os segmentos volta a ser de até 10 horas por dia e a capacidade limitada a 40%, regras que devem ser seguidas por shopping centers, concessionárias, galerias e similares, escritórios, imobiliárias e demais estabelecimentos comerciais e de serviços.



De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o horário de funcionamento deverá ser informado à administração municipal por meio de um formulário online e afixado em local visível na fachada do estabelecimento comercial.



Alguns setores contam com protocolos específicos para poderem funcionar na cidade. Confira abaixo:



  • escolas de educação não regulada (idiomas, música, formação de dança, cursos livres, etc): a entrada e saída devem ser organizadas para evitar aglomeração e devem ser respeitados os intervalos com o revezamento de turmas.
  • bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e estabelecimentos que servem refeições preparadas: poderão operar em horários diferenciados entre 6h e 22h, desde que não excedam dez horas diárias de atendimento presencial. A capacidade será limitada a 40% sendo vedada a permanência de pessoas em pé e obedecendo o limite de até 10 (dez) pessoas por mesa. Nos demais horários continua permitido o atendimento via delivery e sistema drive-tru.
  • salões de beleza e barbearias: somente mediante agendamento prévio;
  • academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica: somente com aulas e práticas individuais, mediante agendamento prévio com hora marcada;
  • eventos, convenções e atividades culturais, englobando museus, galerias de arte, acervos, bibliotecas, teatros, cinema, salas de espetáculos, eventos de cultura e entretenimento: podem operar considerando os protocolos sanitários de Eventos e Entretenimento e da Economia Criativa (disponíveis abaixo), permitindo-se a retomada do atendimento presencial ao público com a capacidade limitada a 40%, com obrigação de controle de acesso, venda preferencialmente online, podendo haver venda de ingressos nas bilheterias, assentos marcados previamente, distância mínima segura entre assentos e nas filas, além da vedação de atividades com público em pé, para manutenção da distância mínima entre pessoas.
  • parques municipais: os Parques Centenário, Leon Feffer e Parque da Cidade funcionam das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira e também aos finais de semana. A limitação de público é de 1,5 mil pessoas, simultaneamente, para os Parques Centenário e Leon Feffer. Para o Parque da Cidade será de 650 pessoas. No Parque Centenário, as atividades dos ambulantes e de locação dos pedalinhos serão liberadas, mas observando-se todas as regras de segurança. Brinquedos e churrasqueiras seguem fechados para o público. Os bebedouros também estarão fechados, por isso a orientação é para que as pessoas tragam água de casa.No Parque da Cidade, as quadras esportivas e as churrasqueiras permanecerão fechados ao público, bem como as aulas esportivas continuam suspensas.O Parque Municipal Chiquinho Veríssimo e o Núcleo Ambiental da Ilha Marabá recebem visitas monitoradas, mediante agendamento pelo telefone 4798-5959 e com grupos reduzidos.
  • Prefeitura: das 9h às 17h, mediante agendamento online

Protocolos sanitários

Os protocolos sanitários definidos pelo Comitê Gestor da Retomada Gradativa das Atividades Econômicas para cada setor estão disponíveis abaixo:

O Comitê ressalta que o uso de máscaras, o fornecimento de álcool em gel por parte dos estabelecimentos comerciais, o distanciamento mínimo de 1,5 m entre cada pessoa e a observância ao protocolo sanitário de cada segmento mantêm-se obrigatórios.

Mais informações sobre os protocolos podem ser obtidas pelo telefone 4798-5171 ou pelo e-mail desenvolvimento@pmmc.com.br

Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e Região

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP