Na quinta-feira (13), a ministra do planejamento e orçamento, Simone Tebet, anunciou alguns dos concursos públicos federais que serão autorizados e podem ser abertos ainda em 2023.
Entre os próximos concursos que deverão ser liberados pelo governo federal estão o da Receita Federal, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). As informações foram divulgadas pela ministra durante aula magna no campus de Araraquara da Unifesp.
Na última semana, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, já havia antecipado que iria lançar o primeiro bloco de concursos públicos autorizados para administração federal. Segundo ela, os concursos serão liberados de acordo com o déficit de pessoal nos órgãos.
“Várias áreas estão com dificuldade. Foi um período de muito desmonte, praticamente sem nenhum concurso”, disse ela, se referindo ao período em que o governo federal ficou sob o comando do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Até o momento, apenas uma seleção foi de fato autorizada: a do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que vai preencher 814 vagas, sendo 296 vagas para analista em ciência e tecnologia, 253 para pesquisador e 265 para tecnologista, todos cargos com exigência de nível superior. De acordo com o aval divulgado na última segunda-feira (10), o edital tem que ser publicado em até seis meses, ou seja, até outubro de 2023.
Mais detalhes sobre os próximos concursos públicos federais que serão autorizados não foram divulgados pela ministra Simone Tebet.
Prepare-se
- Apostila para auditor fiscal da Receita Federal
- Apostila para analista tributário da Receita Federal
- 500 questões gabaritadas para o Concurso da Receita Federal