Categorias
MOGI DAS CRUZES

Confira fotos da unidade do Sesc que será inaugurada em Mogi das Cruzes neste sábado



Acontece, neste sábado (6), a inauguração oficial da unidade do Sesc Mogi das Cruzes, que ocupa a área onde antigamente funcionava o Centro Esportivo do Socorro. Após cessão do terreno por parte da Prefeitura Municipal, no ano passado, o local foi completamente reformado e revitalizado e já está pronto para receber o público a partir da próxima semana.



Ontem (4) o espaço foi aberto a jornalistas e fotógrafos, que puderam conhecer as dependências da unidade por meio de uma visita guiada, nos mesmos moldes da que poderá ser realizada pelos cidadãos que efetuarem o agendamento prévio pelo aplicativo Credencial Sesc SP ou pelo site do Sesc Mogi.



Os jornalistas também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas diretamente com os responsáveis por cada espaço e com a gerente da unidade, Denise Mariano, além de participar de uma entrevista coletiva virtual com o diretor do Departamento Regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.



“Depois de várias tentativas, termos visitado outros espaços, conhecido outras possibilidades, nós desenvolvemos essa possibilidade que acabou ganhando essa dimensão real, que foi a doação para o Sesc deste clube esportivo do Socorro, pelo prefeito anterior, e agora estamos em condições de poder abrir para a cidade, com uma equipe preparada, com um espaço preparado, com as produções já em perfeita situação para poder atender toda a comunidade”, afirmou o diretor na entrevista.



Danilo disse ainda que foi uma “satisfação” e um “prazer enorme” poder utilizar o espaço doado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e lembrou que a estrutura que está sendo entregue é provisória. “Nós não construímos absolutamente nada. Tudo o que está aí foi aproveitado da antiga construção. Estamos acrescentando alguns espaços temporários, provisórios, para poder funcionar nossos programas, mas na realidade nós estamos preparando essa unidade nos moldes daquilo que nós costumamos fazer em muitas cidades. Eu poderia citar aqui umas cinco ou seis cidades, além da capital, onde nós instalamos provisoriamente uma atividade nossa, usando um equipamento que lá estava. No caso de Mogi nós tivemos a sorte de ter uma infraestrutura mais montada, de forma que nosso investimento se tornou até menor, na medida em que nós pudemos aproveitar praticamente as instalações todas. Demos uma roupagem nova, uma nova condição de uso, acrescentamos aquilo que fosse necessário para atender os nossos programas, de modo que trata-se de uma coisa muito especial e diferenciada”, acrescentou o diretor.

Confira fotos do novo Sesc Mogi das Cruzes

Espaços da unidade do Sesc Mogi

  • Praça de Convivência: Espaço de estar ao ar livre, com bancos, árvores e sinal wi-fi.
  • Central de Atendimento: Espaço destinado ao credenciamento no Sesc e informações sobre a programação e serviços. Atendimento mediante agendamento prévio, realizado no aplicativo Credencial Sesc SP, disponível na Google Play e na App Store, ou pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br.
  • Loja Sesc: Para a abertura do Sesc Mogi das Cruzes, a Loja Sesc apresenta a linha Sesc em Obras – J. Borges, com produtos exclusivos como bolsas, sacolas, copos, canecas, entre outros, inspirados na obra do artista, cordelista e poeta pernambucano José Francisco Borges.
  • Espaço de Leitura: Conta com cerca de 300 títulos entre livros, jornais e revistas, disponíveis para consulta local e com acessibilidade para pessoas de baixa visão. A programação vai trazer encontros com escritores, cursos e oficinas, além de espetáculos de literatura e música.
  • Espaço de Brincar: O ambiente lúdico acolhe bebês e crianças até 6 anos e seus adultos de referência com ambientação para incentivar os diversos brincares e valorizar as interações, com o espaço inspirado nas cores, formas e texturas da natureza da região.
  • Espaço de Brincar (externo): Com o objetivo de estimular a autonomia, desafios e brincadeiras coletivas entre crianças de quatro a doze anos, o espaço é dedicado ao livre brincar.
  • Sala do Curumim: A partir dos elementos naturais de Mogi, a sala tem paleta de cores que remete à Mata Atlântica, mobiliários e equipamentos que darão suporte às atividades voltadas ao desenvolvimento integral de crianças de 07 a 12 anos.
  • Espaço Juventudes: Com o objetivo de estimular o protagonismo das juventudes, o espaço traz mobiliários e elementos que favorecem sua ocupação e valorizam as intervenções realizadas por adolescentes e jovens.
  • Galpão: Espaço para realização de eventos e apresentações artísticas como exposições, espetáculos cênicos e musicais, exibições audiovisuais e performances.
  • Espaço de Tecnologias e Artes: Misto de laboratório, ateliê e lugar de experimentações para cursos, oficinas e processos abertos em tecnologias digitais e analógicas para públicos de todas as idades.
  • Salas de Múltiplo Uso: Cursos, oficinas, vivências e aulas abertas das mais diversas técnicas manuais e artesanais serão oferecidos neste espaço, voltado para o desenvolvimento artístico de adultos e crianças.
  • Sala de Ginástica Multifuncional: O espaço conta com equipamentos e acessórios para o desenvolvimento do Programa de Ginástica Multifuncional (GMF), que promove o desenvolvimento de habilidades motoras e capacidades físicas de forma integrada e equilibrada.
  • Quadras Poliesportivas: Espaços para práticas esportivas como basquete, handebol, vôlei e futsal, onde serão desenvolvidos diferentes esportes, adaptados ou não, que integram o Programa Sesc de Esportes.
  • Piscina: Piscina semiolímpica onde serão desenvolvidos os cursos regulares de hidroginástica e práticas aquáticas, que integram o Programa de Atividades Aquáticas, além do uso livre para recreação e banho de sol. É necessário ser credenciado e estar com exame dermatológico válido.
  • Vestiários: Instalações preparadas para receber o público que frequenta as atividades da unidade. Equipados com armários, chuveiros e sanitários.
  • Pista de Caminhada: Instalação pavimentada de aproximadamente 500 metros de comprimento, sinalizados para que o público possa realizar a prática de caminhadas e corridas de maneira autônoma.
  • Comedoria: Cafés e acompanhamentos para saborear em um local acolhedor, ao ar livre.
  • Acessibilidade: Espaço com caminhabilidade acessível, com rampas e rotas de fluxos de pessoas no interior da unidade dentro das normas de acessibilidade, bem como trechos de piso podotátil de alerta, corrimãos de dupla altura com braile em escadas e rampas, sinalização e iluminação noturna adequada, piscina acessível, mapa tátil da unidade e do Centro de Educação Ambiental (CEA).

Exposição

Para a abertura, o Sesc apresenta a exposição Ausente Manifesto: ver e imaginar na arte contemporânea, com curadoria de Cauê Alves e Pedro Nery. A mostra é fruto de uma parceria com o MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), que prevê ainda outras atividades conjuntas pelos próximos dois anos. A exposição traz 35 obras do acervo do MAM e também de seu Clube de Colecionadores, com artistas como Adriana Varejão, Antonio Dias, Ernesto Neto, José Damasceno, Lenora de Barros, Marepe, Nelson Leirner, Nuno Ramos, Regina Silveira , entre outros.

As obras escolhidas transpõem as divisões das linguagens artísticas, trazendo à tona um jogo entre desenho e instalações, vídeo e imagem, fotografia e representação. A ideia é criar uma oportunidade de aproximar o público da arte contemporânea.

A exposição reforça um caráter inusitado, e por vezes irônico, da arte contemporânea em deturpar a lógica de representação dos objetos que são reconhecidos por suas utilidades, estabelecendo, dessa forma, uma ordem diferente entre o que é representar e criar. A arte é produtora do simbólico de nascença, ou seja, quando criada ela não tem uma utilidade prática.

A exposição ficará disponível para visitação até 20 de fevereiro de 2022 e a classificação indicativa é livre.

Agendamento

Vale lembrar que a unidade do Sesc Mogi das Cruzes só poderá ser acessada pelo público que fizer o agendamento. Serão dois agendamentos em separado: uma visita guiada aos espaços da unidade; e a visitação da exposição. Ambos poderão ser feitos a partir do dia 3 de novembro pelo aplicativo Credencial Sesc SP e pelo site sescsp.org.br/mogidascruzes.

Para manter a segurança sanitária de funcionários e público frente à Covid-19, há a necessidade de apresentação de comprovante de vacinação com pelo menos a primeira dose, além de documento com foto. O distanciamento físico, a utilização de máscara cobrindo boca e nariz, assim como a medição de temperatura dos visitantes na entrada da unidade serão obrigatórios. O tempo de permanência dos agendados dentro do Sesc será de 60 minutos.

Vídeo Sesc Mogi

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP