Categorias
MOGI DAS CRUZES

Confira a programação de lives da Festa do Divino de Mogi das Cruzes 2020



Cancelada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes 2020 não passará em branco. Isto porque, mesmo a distância e cumprindo o isolamento social, festeiros e capitães de mastro planejam várias ações para comemorar o Dia de Pentecostes (31 de maio), data que celebra a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.



A celebração das Santas Missas da novena preparatória que tradicionalmente ocorre na Catedral de Santana, este ano será realizada na Paróquia do padre celebrante, sem a presença de devotos. Elas terão a transmissão online e poderão ser acompanhadas pelo Facebook da Festa do Divino e da Igreja na Mídia.



“Durante este período em que Mogi das Cruzes e Região se tinge de vermelho, nós queremos manter isso com a expressão da vivência e devoção ao Espírito Santo ainda que nós não possamos nos encontrar fisicamente”, comentou o padre Diogo Shishito.



A programação começou nesta quinta-feira (21), com a saída da residência dos festeiros Mauro de Assis Margarido e Cícera Alecxandra de Oliveira Margarido. Acompanhados dos capitães de mastro, Maurimar e Roberta Fadoni Batalha, eles percorreram algumas ruas da cidade de carro, levando a Bandeira do Divino de 2019.



Confira a programação de lives da Festa do Divino 2020

EventoDataHorário
LIVE: Santa Missa na Catedral de Sant´Ana: Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo da Diocese de Mogi das Cruzes.22/519h30
LIVE: Alvorada23/505h
LIVE: Santa Missa no Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus (Igreja de São Benedito): Pe. Marcos Sullivan23/519h30
LIVE: Santa Missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário (Vila Industrial): Pe. João Paulo Silva24/519h30
LIVE: Alvorada25/519h30
LIVE: Santa Missa na Catedral de Sant´Ana: Pe. Cláudio Antônio Delfino  25/519h30
LIVE: Santa Missa na Igreja Nossa Senhora do Carmo (Sabaúna): Pe. Jonatas Pereira Diniz26/505h
LIVE: Santa Missa na Capela São João XXIII da Cúria Diocesana: Pe. Diogo Shishito, diretor espiritual da Pró-Divino27/519h30
LIVE: Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Vila Jundiaí): Mons. Antônio Robson Gonçalves28/519h30
LIVE: Santa Missa na Paróquia Cristo Rei (Vila Oliveira): Pe. Antônio Carlos Cuba Fernandes29/519h30
Entrega do Afogado da Caridade aos irmãos em situação de rua que estão nas casas de acolhimento (Sem a presença de fieis)30/5
LIVE: Santa Missa no Santuário Sagrado Coração de Jesus: Pe. Dorival Aparecido de Moraes30/519h30
LIVE: Alvorada31/505h
Procissão de Pentecostes (Percurso feito de carro por algumas vias da Cidade – Sem a presença de fieis)31/516h
Festa de Pentecostes, encerramento celebrado pelo bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini (Sem a presença de fieis)31/517h

Os organizadores reforçam que os trajetos que serão feitos de carro terão o acompanhamento da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, que não permitirá a presença de devotos.

Cancelamento

Programado para ocorrer de 21 a 31 de maio, a princípio, o evento havia sido apenas adiado, no entanto, os festeiros Mauro de Assis Margarido e Cícera Alecxandra de Oliveira e os capitães de mastro Maurimar Batalha e Roberta Fadoni Batalha optaram pelo cancelamento da festa este ano após uma reunião com o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini.

De acordo com os organizadores, o evento foi inviabilizado pela necessidade de evitar aglomeração de pessoas e, assim, conter a propagação do novo coronavírus (Covid-19). Ainda segundo eles, a festa será retomada no próximo ano, entre os dias 13 e 23 de maio, sob o mesmo tema e com os mesmos casais de festeiros e capitães de mastro.

“Até então, a Festa do Divino estava apenas adiada. Tínhamos a esperança do mundo já estar com um cenário bem melhor no segundo semestre. Contudo, a evolução do coronavírus no Brasil e diante das incertezas do futuro, nós não podemos, jamais, colocar centenas de vidas em risco. Por esta razão decidimos pelo cancelamento da Festa do Divino neste ano e pela continuidade dela em 2021”, explicou a festeira Alê, pedindo que os devotos montem subimpérios em suas casas.

O festeiro Mauro disse que tentou protelar ao máximo essa decisão, mas que, com muita tristeza, tiveram de optar pelo cancelamento. “A Festa deste ano já estava toda pronta, como o Império e as bandeiras dos festeiros e capitães de mastro. Os artistas principais que iriam cantar na Quermesse também já estavam contratados. Mas o momento pede cautela e precaução”, afirmou ele.

Confira as últimas notícias sobre coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: