Carnaval Mogi das Cruzes 2020

Confira a programação de desfiles e blocos do Carnaval Mogi das Cruzes 2020

CIDADE
A partir desta sexta-feira (21) terá início a folia do Carnaval Mogi das Cruzes 2020 que, este ano, além do tradicional Desfile de Escolas de Samba na Avenida Cívica, também contará com Blocos de Carnaval de Rua que estarão espalhados pela cidade.

A programação dos bloquinhos, que começou no último sábado (15), com o Bloco dos Frenéticos, continua nesta sexta, com três blocos no total: novamente o Bloco dos Frenéticos, na região da Praça Norival Tavares; a banda Algazarra, que fará seu evento pelas ruas da Vila Industrial; e o Suburbloco, que partirá do Largo Bom Jesus e fará um trajeto por ruas da área central.

No sábado (22), três blocos desfilarão e/ou farão seus eventos na região central. O primeiro deles é o bloco CaiNaFolia, que circulará na região do Shangai, o segundo é o Mogi das Queens, que fará um evento estático no Praça Oswaldo Cruz e o terceiro é o bloco Entruído da Vó, que cumprirá trajeto entre o Largo do Rosário e o Largo Bom Jesus.

Já no domingo (23), será a vez dos blocos do Come Quieto, Bloco Sem Freio, Bloco das Caboclas, Gira Mundo Bonecos Gigantes de Sabaúna e o Bloco da Didi. A maioria deles ficará na região central, exceto pelo bloco Sem Freio, que será em Sabaúna.

Também no domingo acontecerá o Desfile de Carnaval. A programação começa às 20h30, com o desfile do Bloco 60 Mais, que será seguido por cinco agremiações: Guerreiras de Fogo, Acadêmicos da Fiel, Unidos da Vila Industrial, Acadêmicos do São João e Estação 1ª de Brás Cubas. A previsão é que o último desfile tenha início à 1h, seguindo o cronograma abaixo:

  • 21h – Guerreiras de Fogo – A escola Guerreiras de Fogo será a primeira e entrar na avenida, logo após o desfile do Bloco 60 Mais. A agremiação vai levar à passarela o tema da cultura e arte nordestinas, abordando itens como o cangaço, os trabalhos artesanais, a literatura de cordel, o afroxé e o candomblé, o maracatu, o frevo e também a vaquejada e a festa junina. O título do enredo é “Não troco meu oxente pelo ok dessa gente”.
  • 22h – Acadêmicos da Fiel – Segunda escola a se apresentar na Avenida Cívica, a Acadêmicos da Fiel terá como enredo “Saúde: um bem comum que necessita de educação para sua promoção e prevenção”. Assim, a agremiação terá um desfile de conscientização, traçando um panorama da saúde no Brasil, falando sobre a importância das políticas públicas para o setor, sobre a saúde dentro das escolas, sobre os médicos da rede pública, sobre campanhas de prevenção, entre outros itens.
  • 23h – Unidos da Vila Industrial – A Vila Industrial será a terceira agremiação a desfilar. Com o ennredo “O Canto das Três Raças”, a escola fará uma leitura das três raças predominantes no Brasil, que são os brancos, negros e índios e mostrará a influência delas no aspecto físico do brasileiro e também na arte, cultura, fé, caráter, além das lutas cívicas por direitos. O objetivo da agremiação é recontar um pouco da história da formação do povo brasileiro, além de destacar o direito à liberdade e às mais diversas manifestações
  • 0h – Acadêmicos do São João – A tradicional verde e rosa levará à avenida uma homenagem à Leonardo da Vinci, que intitulam como o maior gênio da humanidade. Farão um passeio pelo fim da Idade Médica e Renascença, destacando as mudanças culturais que ocorreram entre os séculos XIII e XVII, saindo da chamada “idade das trevas”, em que até pesquisas científicas foram proibidas e evoluindo para o momento em que os sonhos e a liberdade de criar e transformar voltaram à cena, tendo da Vinci e suas obras como um dos ápices.
  • 1h – Estação 1ª de Brás Cubas – Conhecida como Brazcubão, a escola de samba tem como enredo deste ano “Romaria Negra, no Altar do Tempo: a Procissão da Vida”. Falará, então, sobre a raça negra e as matrizes africanas, abordando um pouco da história desse povo e a cultura trazida, envolvendo fé, dança, louvores, cantos, enaltecendo as virtudes do povo africano, as injustiças do tempo de escravidão e os importantes valores por eles trazidos e incorporados à cultura do povo brasileiro.

Na segunda-feira (24), três blocos repetem as festividades pelas ruas da cidade: Bloco Sem Freio, Bloco das Caboclas e Gira Mundo Bonecos Gigantes de Sabaúna.

Já na terça-feira (25), que é efetivamente o feriado de Carnaval, quatro blocos desfilarão, sendo os dois primeiros em Sabaúna e dois últimos  no Centro da Cidade: Bloco Sem Freio, Gira Mundo Bonecos Gigantes de Sabaúna, Bloco do Gonzagão e Bloco da Lamour.

Estrutura

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que vai providenciar as interdições provisórias durante os cortejos dos blocos de rua e fará a instalação de banheiros químicos em praças como a Oswaldo Cruz e o Largo Bom Jesus, onde vários blocos farão seus eventos. Ela afirma contar, contudo, com a colaboração dos organizadores e foliões, no sentido de zelar pela limpeza, organização e a manutenção de ambientes pacíficos.

Com relação ao Desfile, a preocupação da Prefeitura é com a segurança. Por isso, haverá profissionais como guardas municipais, agentes de fiscalização de Posturas, policiais, bombeiros, brigadistas e também seguranças particulares, para garantir a tranqüilidade durante as festividades. Não será permitida a entrada no perímetro da festa com bebidas alcoólicas e a venda de bebidas e alimentos será feita por empreendedores de rua cadastrados na Prefeitura. Também estará vetada a comercialização de bebidas em latas de alumínio e garrafas de vidro. Apenas copos plásticos poderão ser usados.

No dia do Desfile, a Avenida Cívica estará interditada e o estacionamento de veículos poderá ser feito na avenida Professor Ismael Alves dos Santos e outras vias das imediações. Na rua Masuzo Naniwa, só será permitido o trânsito local. Haverá bloqueios e revista nas entradas da avenida Cívica, também com vistas à segurança de todos os presentes.

A Secretaria de Saúde diz que estará atenta a toda a programação, mantendo sempre o 192 como canal oficial para qualquer urgência ou emergência e disponibilizando ambulâncias de plantão no Casem e nas imediações dos eventos.

Programação Carnaval Mogi 2020

21 de fevereiro (sexta)

  • 20h às 22h – Bloco dos Frenéticos – Rua Júlio Prestes/ Praça Norival Tavares (Parque Monte Líbano)
  • 19h às 22h – Banda Algazarra – Rua João Cardoso dos Santos/ Quadra da escola de samba Unidos da Vila Industrial (Vila Industrial)
  • 20h às 22h – Suburbloco – Largo Bom Jesus, com trajeto por ruas centrais (Centro)

22 de fevereiro (sábado)

  • 14h às 18h – Bloco CaiNaFolia – Praça João Antonio Batalha/ Rua João Batista de Toledo (Centro)
  • 18h às 22h – Bloco Mogi das Queens – Praça Oswaldo Cruz (Centro)
  • 19h às 22h – Entruído da Vó – Largo do Rosário/ Largo Bom Jesus (Centro)

23 de fevereiro (domingo)

  • 15h às 20h – Bloco do Come Quieto – Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros/ Praça Oswaldo Cruz (Centro)
  • 14h às 20h – Bloco Sem Freio – Estação de Sabaúna
  • 15h às 20h – Bloco das Caboclas – Largo Bom Jesus (Centro)
  • 15h às 20h – Gira Mundo Bonecos Gigantes de Sabaúna – Largo Bom Jesus (Centro)
  • 20h às 22h – Bloco da Didi – Largo Bom Jesus (Centro)
  • 20h30 à 1h – Desfile de Carnaval – Avenida Cívica

24 de fevereiro (segunda)

  • 14h às 18h – Bloco Sem Freio – Praça Norival Tavares (Parque Monte Líbano)
  • 15h às 20h – Bloco das Caboclas – Largo Bom Jesus (Centro)
  • 15h às 20h – Gira Mundo Bonecos Gigantes de Sabaúna – Largo Bom Jesus (Centro)

25 de fevereiro (terça)

  • 19h às 22h – Bloco Sem Freio – Rua Olavo Cabral/ Rua Antônio Prudente da Silva (Sabaúna)
  • 19h às 22h – Gira Mundo Bonecos Gigantes de Sabaúna – Rua Olavo Cabral/ Rua Antônio Prudente da Silva (Sabaúna)
  • 20h às 22h – Bloco do Gonzagão – Largo Bom Jesus, com trajeto por ruas centrais (Centro)
  • 13h às 18h – Bloco da Lamour – Largo Bom Jesus (Centro)

Entre em nossos Grupos de WhatsApp e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região


1 comentário em “Confira a programação de desfiles e blocos do Carnaval Mogi das Cruzes 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *