Categorias
ALTO TIETÊ

Condemat realiza reunião de transição com prefeitos eleitos no Alto Tietê

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A direção do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) reuniu, na manhã desta terça-feira (15), os prefeitos eleitos nas Eleições 2020 para uma agenda de transição, com o objetivo de apresentar a estrutura e o funcionamento do consórcio, assim como os serviços regionalizados, além de tratar sobre a eleição para a diretoria 2021.


Durante a reunião, o presidente Adriano Leite explicou a forma de atuação do Condemat e os avanços registrados desde 2017, quando o consórcio passou a ser executivo, o que possibilitou a contratação de serviços regionalizados, como é o caso da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e das Residências Terapêuticas destinadas aos pacientes psiquiátricos, nos quais os custos são rateados entre os municípios.

Os eleitos também receberam informações sobre os dois contratos que o Condemat tem vigentes com o Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). Um no valor de R$ 980 mil destinado aos estudos para compensação aos municípios produtores de água ou com restrições ambientais, com término previsto para fevereiro. E outro de R$ 1,5 milhão para estudos de disponibilidade hídrica para uso na agricultura, em processo de abertura da licitação para contratação da empresa.

Leia também:  Itaquaquecetuba está com inscrições abertas para curso de guia de turismo

“O Condemat tem tido uma atuação diferenciada que tem se destacado no Estado e é importante os novos prefeitos conhecerem como funciona a sua organização, os projetos regionais e o apoio aos municípios, que conseguem participar com igualdade de representatividade. Essa transição é importante para o consórcio não perder o ritmo de trabalho e ajudar, de forma efetiva, as novas gestões que começam num cenário difícil de pandemia”, disse o presidente Adriano.


Durante o encontro, a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, fez uma participação virtual, na qual parabenizou o Condemat pelos seus 10 anos de atuação, destacou a participação ativa do Alto Tietê na economia estadual e falou os programas do Governo e sobre a importância da articulação regional.  

Leia também:  Prefeitura de Guararema abre inscrições para edital municipal de seleção de projetos culturais

“O olhar para os setores e pessoas mais vulneráveis é fundamental para que a retomada não seja somente próspera, mas mais equânime. Estamos diante de um momento único para criar um modelo de desenvolvimento mais inovador e inclusivo. Por isso, desejo uma excelente gestão em 2021 e que comecem com o pé direito nesse trabalho desafiador de pegar as cidades neste momento de pandemia, retomada e exaustão”, disse a secretária.

Os prefeitos Guti Costa (Guarulhos), Vanderlon Oliveira Gomes (Salesópolis) e Rodrigo Ashiuchi (Suzano) são os únicos da atual gestão do Condemat que permanecem, pois foram reeleitos. Os outros nove integrantes do Conselho de Prefeitos são novos.

Leia também:  Em busca de vaga na Copa Brasil 2025, Suzano recebe Viapol Vôlei São José no último jogo do ano

Na reunião desta terça-feira, além de Guti e Ashiuchi, estiveram presentes os prefeitos eleitos Luís Camargo (Arujá), Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos), Eduardo Boigues (Itaquaquecetuba) e Caio Cunha (Mogi das Cruzes), além do representante do prefeito eleito Carlos Chinchila, de Santa Isabel.

Também participaram do encontro o prefeito de Arujá, José Luiz Monteiro, e os representantes dos atuais prefeitos de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá e Salesópolis.

No encontro foi definido que a eleição para a nova diretoria do Conselho de Prefeitos do Condemat será no dia 5 de janeiro, às 9 horas, com a posse logo na sequência.

Compartilhe essa notícia: