O Concurso TJ-SP 2023 teve seu edital publicado no início de fevereiro e promete preencher 400 vagas no cargo de escrevente técnico judiciário. Todos os aprovados serão nomeados para trabalhar na capital paulista.
Do total de oportunidades oferecidas no concurso público, 300 são para ampla concorrência, 80 reservadas a candidatos negros e 20 destinadas a pessoas com deficiência.
A carreira de escrevente requer somente a conclusão do ensino médio e conta com remuneração inicial de R$ 5.480,54, acrescida de auxílios alimentação, saúde e transporte.
Em uma jornada de 40 horas semanais, o escrevente do TJ-SP é responsável por executar atividades relacionadas à organização dos serviços que envolvam as funções de suporte técnico e administrativo às unidades do Tribunal de Justiça, dar andamento em processos judiciais e administrativos, atender ao público interno e externo, elaborar e conferir documentos, controlar a guarda do material de expediente, atualizar-se quanto à legislação pertinente à área de atuação e normas internas.
Etapas do concurso
Todos os inscritos no Concurso TJ SP 2023 para escrevente serão submetidos a uma prova objetiva que será aplicada no dia 28 de maio, em horário e locais que serão divulgados, oportunamente, pela Fundação Vunesp, contratada para organizar a seleção.
O exame objetivo contará com 100 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma: língua portuguesa (24 questões), conhecimentos em direito (40), atualidades (6), matemática (6), informática (14) e raciocínio lógico (10).
Os 2.000 candidatos mais bem colocados na prova objetiva passarão, ainda, por uma avaliação prática de formatação e digitação de texto utilizando o editor Microsoft Word 2016 ou superior.
Preparação
- Apostila para escrevente do TJ-SP
- 450 questões gabaritadas para escrevente
- Curso online para escrevente do TJ-SP
Como se inscrever no concurso
A inscrição para o concurso do TJ-SP para escrevente poderá ser realizada a partir desta sexta-feira (17), por meio do site do site da Fundação Vunesp. A taxa de participação é de R$ 81 e o prazo para se candidatar vai até as 16h do dia 28 de março.
Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter contatar a Vunesp pelo telefone (11) 3874-6300.
Confira mais detalhes no Edital do Concurso TJ-SP 2023 para Escrevente
Cronograma do concurso
- Prazo de inscrições: de 17 de fevereiro a 28 de março
- Pedidos de redução da taxa de inscrição: de 17 a 24 de fevereiro
- Pagamento da taxa de inscrição: até 29 de março
- Aplicação da prova objetiva: 28 de maio
- Divulgação do gabarito preliminar: 31 de maio