Ainda em 2022, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai realizar um concurso público para preencher 1.000 vagas de técnico do seguro social. O cargo requer somente a conclusão do ensino médio e apresenta salário inicial de R$ 5.447,78.
A autorização para realização da seleção foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 13, por meio de uma portaria da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital. O aval determina que o edital seja divulgado em até seis meses, ou seja, até 13 de dezembro.
Neste período, o INSS vai constituir a comissão organizadora do certame e contratar a empresa que ficará responsável pela aplicação das provas.
Atribuições do técnico do INSS
O técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais, que venham ser determinadas pela autoridade superior.
Concurso anterior do INSS
O último concurso do INSS ocorreu em 2015, com uma oferta de 950 vagas: 800 para técnico e 150 para analista – serviço social. O processo seletivo contabilizou 1.087.789 candidatos inscritos, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social.
A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os candidatos ao cargo de técnico foram submetidos a uma prova objetiva, contendo 120 questões das seguintes disciplinas:
- Ética no Serviço Público;
- Regime Jurídico Único;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática; e
- Conhecimentos Específicos.
Confira a prova e gabarito do último concurso para técnico do INSS (2015)