Quase 1,5 milhão de pessoas vão disputar as 6.000 vagas de escriturário que serão preenchidas por meio do novo Concurso do Banco do Brasil 2023.
A instituição informou que a seleção, cujo prazo de inscrições se encerrou em 6 de março, registrou cerca de 1,43 milhão de candidaturas. Dentre os inscritos para o concurso público, 53,75% são do sexo feminino e 77% têm até 35 anos de idade.
De acordo com o próprio Banco do Brasil, essa já é a segunda maior seleção externa da história da instituição e a maior da área de tecnologia já realizada no país.
O BB informou que foram mais de 1 milhão e 300 mil inscritos para as vagas de Escriturário – Agente Comercial e mais de 130 mil inscritos para as vagas de Escriturário – Agente de Tecnologia.
A maioria dos candidatos afirmou que a possibilidade de ascensão e carreira foi o principal motivo para prestar o concurso do Banco do Brasil. “O BB representa uma grande oportunidade de encarreiramento para os brasileiros. Não é à toa que os benefícios da empresa sempre atraem números surpreendentes de candidatos. A área de tecnologia, especialmente, conquista candidatos cada vez mais qualificados. Estamos com funcionários cada vez mais preparados e processos em constante aperfeiçoamento, para que os atendimentos e a experiência do cliente estejam sempre em evolução”, disse Ana Cristina Garcia, vice-presidente corporativo do BB.
Escriturário do Banco do Brasil
O cargo de escriturário do BB requer somente a conclusão do ensino médio e conta com salário inicial de R$ 3,6 mil, além de diversos benefícios como vale-transporte, auxílio-creche, auxílio a filho com deficiência, previdência complementar, plano de saúde, plano odontológico básico e programas de educação e capacitação.
Quem faz parte do BB também tem acesso a bolsas de língua estrangeira e incentivos a graduação, pós-graduação latu sensu, mestrado, doutorado e programas de mentoria. A instituição oferece, ainda, o espaço UniBB – Universidade Corporativa Banco do Brasil, que contém cerca de 2 mil cursos autoinstrucionais em diversas áreas do conhecimento e promove eventos presenciais de capacitação.
O escriturário do Banco do Brasil é responsável por desempenhar as seguintes atividades: prestação de orientações aos clientes sobre produtos e serviços oferecidos pelo Conglomerado BB; execução de análise e conferência de documentos, inclusive assinaturas, quando possuir curso de grafoscopia; preparação de correspondências; preparação e processamento de documentos; atualização de registros; dentre outras atribuições. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.
Provas do BB
As provas objetiva e de redação do concurso do Banco do Brasil serão aplicadas no dia 23 de abril, em horário e locais que serão divulgados, oportunamente, pela Fundação Cesgranrio.
No exame objetivo, os candidatos serão submetidos a 70 questões de múltipla escolha sobre línguas portuguesa e inglesa, matemática, atualidades do mercado financeiro e conhecimentos específicos.
Confira mais detalhes no Edital do Concurso do Banco do Brasil 2023
Como se preparar para o concurso
Confira a seguir algumas opções de apostilas e cursos preparatórios para o concurso de escriturário do BB:
- Apostila para escriturário (comercial)
- Apostila para escriturário (TI)
- 450 questões gabaritadas para o concurso do BB
- Curso online para escriturário (comercial)
Prepare-se também com as provas anteriores, aplicadas no último concurso do Banco do Brasil, que também foi organizado pela Fundação Cesgranrio: