Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!
O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) publicou o edital de um concurso público que visa preencher 900 vagas em cargo com salário inicial de R$ 20,9 mil, além de benefícios, como assistência à saúde, assistência educacional e plano de previdência complementar.
Do total de oportunidades, 150 são para contratação imediata e 750 para formação de cadastro reserva, ou seja, o preenchimento ficará sujeito ao surgimento de novos postos de trabalho no quadro de servidores do órgão. Além disso, 30% dos postos são destinados a negros e 15% a pessoas com deficiência.
As oportunidades são para a carreira de analista nas seguintes áreas: administração, análise de sistemas/cibersegurança, análise de sistemas/desenvolvimento, análise de sistemas/suporte, arquitetura/urbanismo, arquivologia digital, ciências contábeis, comunicação social, direito, economia, engenharia e psicologia organizacional.
Todas as áreas exigem formação específica, com exceção de ciência de dados, que admite graduação superior em qualquer área de atuação, mas sempre comprovada pela apresentação de diploma ou certificado de conclusão devidamente registrado. Para os profissionais das áreas de administração, ciências contábeis, direito, economia, engenharia e psicologia organizacional, também é exigido o registro no respectivo conselho ou ordem profissional.
As vagas oferecidas são destinadas à sede do BNDES, localizada no Rio de Janeiro. Entretanto, de acordo com as necessidades de serviço e o interesse da administração do banco, os aprovados poderão ser lotados nas unidades do banco em Brasília, São Paulo ou Recife. Os aprovados deverão ter disponibilidade para viajar a serviço pelo país ou ao exterior.
Provas
As provas do concurso do BNDES serão aplicadas nas 27 capitais. O processo seletivo está marcado para o dia 13 de outubro (domingo), em horário e locais que serão divulgados com alguns dias de antecedências. O candidato deverá escolher a cidade onde deseja fazer a prova e o cargo e a área que irá concorrer no ato de inscrição.
A prova objetiva será aplicada no turno da manhã, com duração de quatro horas, ao passo que a prova discursiva será no período da tarde, também com quatro horas de duração. As avaliações abordarão conteúdos sobre língua portuguesa, língua inglesa, conhecimentos transversais, e conhecimentos específicos.
Inscrição
As inscrições para o Concurso BNDES 2024 poderão ser feitas a partir de sexta-feira (26), às 10h, até as 23h59 de 19 de agosto, no site da banca organizadora do concurso, a Fundação Cesgranrio. A taxa de inscrição é de R$ 110. Estão isentos da taxa inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais do governo federal e doadores de medula óssea.
- Edital do Concurso BNDES 2024
- Apostila para Analista do BNDES – Administração
- Caderno de questões gabaritadas do BNDES
Cronograma do concurso
- Publicação do edital: 22 de julho
- Prazo de inscrições: de 26 de julho a 19 de agosto
- Solicitação de isenção da taxa de inscrição: de 26 de julho a 2 de agosto
- Divulgação dos locais de aplicação das provas: 9 de outubro
- Aplicação das provas: 13 de outubro
- Divulgação dos gabaritos: 14 de outubro
- Prazo para interposição de recurso contra os gabaritos: de 14 a 15 de outubro
- Divulgação do resultado final: 30 de janeiro de 2025