Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Na tarde desta quarta-feira (22), a Comissão de Cultura, Esporte e Turismo da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes se reuniu com a comissão da Associação Pró-Festa do Divino com o objetivo de viabilizar o reconhecimento cultural e nacional da Festa do Divino Espírito Santo da cidade.
Formada por Patrícia Cesare, padre Vinícius Vilela e pelo advogado Luiz Fernando Miranda, a comissão da associação está juntando esforços para que a festividade municipal seja reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio cultural imaterial brasileiro.
Desde agosto, o grupo vem se reunindo com grupos sociais ligados ao poder público, à religião e à sociedade civil organizada a fim de conseguir anuência da sociedade para buscar o reconhecimento junto ao Iphan.
Para alcançar o objetivo, a comissão deverá apresentar elementos que provem a relevância histórica da festividade para a memória nacional, bem como sua colaboração direta para a formação da identidade brasileira.
A previsão é que depois das reuniões com os membros da sociedade de Mogi das Cruzes o requerimento seja enviado à autoridade nacional até o mês de julho de 2024.
Entre as festividades já reconhecidas pelo Iphan como patrimônio cultural imaterial brasileiro estão a Festa do Senhor do Bonfim, da Bahia; a Festa do Divino Espírito Santo de Paraty – RJ; Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis – GO; e o Círio de Nazaré – PA.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga-nos no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.