Categorias
MOGI DAS CRUZES

Comissão de vereadores de Mogi visita cemitério para buscar soluções contra furtos a jazigos



Representantes da Comissão Especial de Vereadores (CEV) dos furtos em cemitérios estiveram no Cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano, na quinta-feira (25), para avaliar a situação da segurança no local e buscar soluções para combater o aumento de furtos a jazigos.



Participaram da visita técnica o presidente da comissão, Policial Maurino (PODE) e os membros Gustavo Siqueira (PSDB) e Edson Santos (PSD). Eles foram recebidos e guiados pelo servidor administrativo Osmar Paulino de Lima, que trabalha há 13 anos no equipamento.



Além de mostrar os jazigos que sofreram furtos, Osmar relatou que os casos de violação às sepulturas cresceram após a pandemia, com um aumento ainda mais significativo nos últimos três meses. “Recebemos reclamações de aproximadamente 300 famílias e orientamos que façam o Boletim de Ocorrência e registrem o caso na Ouvidoria”, explicou Lima.



Segundo o vereador Policial Maurino, essa é a primeira visita técnica realizada pela CEV que ainda vai ouvir o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha, e solicitar os dados da Prefeitura de Mogi das Cruzes para analisar e propor soluções para que cessem os crimes no cemitério.



“A partir da visita constatamos que o cemitério São Salvador possui entre 9.000 e 9.500 jazigos, dos quais mais de 400 estão violados. Também recebemos a informação que, desde a sua criação, não há nenhum documento que os servidores possam utilizar para fazer o registro destas ocorrências para fins estatísticos. Entretanto, a gestão atual, preocupada com o aumento da segurança, aumentou a iluminação dentro do equipamento a fim de inibir a ação dos criminosos”, afirmou o vereador Policial Maurino.

A Comissão informou já oficiou a Prefeitura de Mogi das Cruzes para que envie a lista dos funcionários do cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano, e seus respectivos horários de expediente, relatório com as medidas de segurança adotadas até o momento no local pelo Executivo — para conter os constantes furtos — e catálogo que reúna inscrição cadastral dos ferros-velhos da cidade.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis:

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: