Categorias
MOGI DAS CRUZES

Comércio comemora volta de Mogi das Cruzes para a fase amarela do Plano SP



A reclassificação do Alto Tietê para a fase amarela no Plano São Paulo foi comemorada pela ACMC (Associação Comercial de Mogi das Cruzes). A medida anunciada na última sexta-feira (5) pelo governo estadual ampliou o horário de funcionamento do setor de comércio e serviços.



A fase amarela do Plano São Paulo estabelece que o comércio, serviços e shoppings operem com 40% da capacidade, com horário limitado a 12 horas diárias até 22 horas. O limite de ocupação também vale para bares e restaurantes que podem ter consumo local, no entanto, o horário permitido é de até 10 horas por dia, sendo até às 22 horas para os restaurantes e até às 20 horas para bares.



Nesta fase, eventos e convenções estão liberados, desde que respeitem o limite de 40% de ocupação, controle de acesso, hora e assentos marcados. Teatros, cinemas e museus também podem permanecer abertos. 



Para a presidente da ACMC, Fádua Sleiman, a inclusão da cidade na fase amarela e a suspensão da fase mais restritiva, que impedia o funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais depois das 20 horas e aos fins de semana, traz certo conforto para o setor.



“O comércio vem seguindo à risca as recomendações sanitárias para garantir a segurança dos clientes e colaboradores e não é justo que seja ainda mais penalizado do que já foi. Defendemos, ainda, a vacinação em massa da população, pois, assim poderemos retomar a normalidade”, afirmou Sleiman.

Alto Tietê

Para o presidente do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), Rodrigo Ashiuchi, a progressão de fase é positiva, pois movimenta mais a economia. Além disso, segundo ele, a ampliação do horário de funcionamento de comércios e serviços contribui para diluir o fluxo de pessoas nos estabelecimentos, diminuindo os riscos de aglomeração e disseminação do vírus.

“Os indicadores da pandemia possibilitam ao Alto Tietê ter esse avanço, que é muito importante para ajudar na retomada gradativa da economia nas cidades. Essa flexibilização para os comércios e serviços tem ainda o apelo social, pois empresas fechadas significam desemprego. Também acredito que a expansão do horário de funcionamento ajuda a minimizar aglomerações”, disse o presidente.

Dados dos últimos sete dias (data base 03/02) apontam uma ocupação de leitos na região do Alto Tietê de 68,4%. O levantamento mostra ainda uma queda em 46% dos óbitos pela doença nos últimos sete dias em relação ao período anterior. Neste mesmo cenário, os novos casos pela doença reduziram de 3.029 para 1.979, registrando queda em 45%.

Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: