Categorias
ALTO TIETÊ

Com previsão de chuva e rajadas de ventos, EDP alerta para cuidados com a rede elétrica



Por conta da previsão de mudança do clima, com possibilidade de chuvas, rajadas de ventos e descargas atmosféricas a partir desta quarta-feira (4), a EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, está reforçando o alerta à população para o cuidado com a rede elétrica.



A empresa reforça a importância de ter atenção com as instalações elétricas internas da residência, sempre mantendo a fiação em bom estado e adequada à necessidade da casa. É importante também evitar a utilização de equipamentos em áreas molhadas ou em locais inundados, ou mesmo não manusear equipamentos elétricos estando com o corpo molhado ou descalço, pois estas situações aumentam o risco de choque elétrico.



Em casos em que a chuva venha causar inundação na residência, atingindo o nível das tomadas, é necessário desligar o disjuntor imediatamente e chamar um profissional qualificado para fazer a revisão do local antes de ligar novamente os disjuntores.



Segundo a EDP, durante as chuvas com descargas atmosféricas, a atenção deve ser redobrada. Os raios podem afetar aparelhos elétricos mesmo sem passar pela rede de distribuição de energia da concessionária caso existam outros pontos de entrada e propagação interna, como antenas de TV e cabeamento de telefonia. Por isso, é importante retirar das tomadas e conexões os equipamentos mais sensíveis, como televisão, computadores e celular.



Na rua, caso tenha acidentes com placas, telhas ou árvores caídas sobre a rede elétrica, a orientação é para comunicar imediatamente a EDP pelos canais de atendimento, sem jamais tocar na fiação.

Cuidados com a rede elétrica

Em casa

  • Manter instalações elétricas em boas condições;
  • Não fazer uso de benjamins (preferir os filtros de linha);
  • Evitar goteiras perto de instalações elétricas (água conduz energia);
  • Retirar da tomada equipamentos eletrônicos mais sensíveis em período de fortes chuvas com descargas atmosféricas;
  • Ao primeiro sinal alagamento, móveis e eletrodomésticos devem ficar fora do alcance da água;
  • Desligue o disjuntor, caso a água atinja níveis que possam alcançar as tomadas elétricas;
  • Em caso de falta de energia, antes de entrar em contato com a Distribuidora é importante verificar o disjuntor da residência;

Na rua

  • Não ficar em áreas descampadas debaixo de chuva;
  • Não ficar debaixo de árvores e estruturas metálicas durante temporais com raios;
  • Procurar ficar protegido da água e não andar em áreas alagadas onde existem bueiros;
  • Em caso de cabos elétricos no chão, a orientação é manter distância e entrar em contato com a EDP;

Clique aqui e confira mais notícias do Alto Tietê

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: